Paraná Clube sofre processo de desmanche do elenco

O desmanche se confirmou. O Paraná Clube esbarra na falta de dinheiro e dia a dia jogadores vão dando adeus ao clube. Dos sete atletas que estavam negociando renovação de contrato, só o goleiro Juninho e o meia Fernando Gabriel ainda têm alguma chance de continuidade no clube.

A política é não comprometer o orçamento, nem que para tanto o Tricolor precise buscar jogadores pouco conhecidos e com salários compatíveis aos limites estabelecidos pela diretoria.

Assim que a Série B se encerrou, o clube definiu que apenas sete jogadores cujos contratos estavam terminando estavam nos planos. Só que a rígida política salarial acabou determinando a debandada.

Irineu voltou para Minas Gerais, Luís Henrique (que sequer aceitou o parcelamento da dívida) foi para o interior paulista e Anderson Aquino deve ser anunciado como reforço do Coritiba.

A eles juntam-se, agora, o volante Chicão e o zagueiro Alessandro Lopes. “Temos que trabalhar com a nossa disponibilidade financeira. Nem que para isso tenhamos que partir do zero”, confirmou o assessor de futebol Paulo César Silva.

A definição sobre a saída de Alessandro Lopes ocorreu na manhã de ontem. O zagueiro não fechou completamente o canal de negociação, mas admitiu que fica difícil seguir no clube diante da última proposta feita.

“Só tenho a agradecer ao Paraná. Ainda vou analisar outras ofertas e, como dinheiro não é tudo, poderemos voltar a conversar”, disse Lopes. Com a decisão de Alessandro Lopes, confirma-se a saída de toda a zaga titular do Paraná, setor que acabou sendo a referência do clube ao longo da temporada 2010.

O único remanescente da defesa continua sendo o goleiro Juninho, que define hoje se renova ou não. O jogador negou que tenha já um acordo com o Vitória de Guimarães, como noticiou o jornal A Bola, de Portugal. “Não sei de onde veio isso. Estão associando essa questão à minha viagem para lá, mas vou só a passeio”, disse Juninho.

O goleiro reafirmou sua intenção de renovar, mas disse que ainda há algumas pendências em relação ao novo contrato. “São detalhes apenas. Vamos ver se na próxima reunião a gente define isso”.

Juninho, envolvido com os detalhes de sua viagem para Guimarães – onde visitará o amigo Marcelo Toscano -, não conseguiu conversar com o diretor de futebol Guto de Melo, como estava agendado. O encontro ficou para hoje, quando o clube terá, de forma oficial, a confirmação se o êxodo será total ou não.

De saída

Na prática, doze jogadores têm vínculo mais longo com o Paraná. Isso, no entanto, não é certeza de que esses atletas estarão na Vila Capanema em 2011. É o caso do volante Edimar.

Com outras propostas, o jogador está acertando a rescisão de seu contrato, que iria até 31 de dezembro de 2011. Outros jogadores em situação parecida poderão ser emprestados, como o goleiro Thiago Rodrigues e o atacante Igor.

Garotada

A comissão técnica tentará reerguer novo elenco a partir dos garotos da base. Sete meninos já foram convocados e deverão se apresentar a Roberto Cavalo a partir de janeiro. São eles o goleiro Juan, os volantes Laion e Diego Volpini, os meias Maicon, Cristian e Luisinho e o atacante Davis.

Na Copa

Outros jogadores da base poderão ser promovidos na sequência. Casos de Hiago, Diego Alemão e Marquinhos. Eles começam o ano defendendo o Tricolor na Copa São Paulo, período em que serão observados por Roberto Cavalo. Dentre essas promessas, apenas o meia Maicon já não tem mais idade para retornar para os juniores.