Paraná Clube segue irresistível

Dois times de qualidade, que se preocuparam em jogar futebol. Uma partida tensa, de muita marcação e de poucas chances de gol. Só a qualidade definiria um confronto como o de ontem, no Pinheirão, entre Paraná e Cruzeiro.

E foi na qualidade de Maicosuel que o Tricolor conseguiu o 1×0, a sexta vitória consecutiva do time no campeonato brasileiro. Um resultado que provou que, além da força tática do time, há recurso para decidir qualquer partida em uma jogada. E que pode ir muito longe nesta temporada.

Finalmente se via um clima de grande jogo no Pinheirão. A torcida do Paraná invadiu as arquibancadas e muito antes da hora do jogo o público superava os 15 mil torcedores. De negativo, apenas a ação ostensiva dos cambistas, que dominavam as imediações do estádio da Federação e não eram ?importunados? pelos policiais. Em campo, Caio Júnior escalava um time com três volantes e, na teoria, muita liberdade para Ângelo, Edinho, Maicosuel e Cristiano.

O jogo foi muito equilibrado e corrido, mas teve poucas chances de gol no primeiro tempo. O Paraná dominou territorialmente a partida, pois o Cruzeiro respeitava muito os donos da casa. A Raposa formava um ?cinturão? com três meio-campistas e os quatro defensores, dificultando as ações ofensivas do Tricolor – para piorar, Cristiano era inconstante, e assim os já escassos espaços praticamente sumiam.

Percebendo que controlara o Paraná, o Cruzeiro passou a atacar mais, e teve a grande chance da primeira etapa com o zagueiro Thiago Heleno, que em uma cabeçada obrigou Flávio a fazer boa defesa. "É um jogo muito complicado. Vai ser difícil sair algum gol nesta partida", resumiu o zagueiro Émerson, que voltava ao time após uma cirurgia no tornozelo.

Na volta do intervalo, o Tricolor retomou o controle do jogo e teve três chances de abrir o placar. Mas o Cruzeiro se recuperou, voltou a equilibrar a partida e deixou o jogo com cara de empate. Mas Maicosuel estava em campo, e aos 26 minutos, após receber um passe de Beto ele acertou o ângulo direito do gol de Fábio. O gol da vitória, do desafogo da torcida paranista.

Daí em diante, a Raposa pressionou muito, mas a defesa tricolor soube se segurar e manter o resultado que deixa o time ainda mais perto da liderança do campeonato brasileiro. "Isto é para provar que o Paraná pode chegar lá em cima", resumiu o zagueiro Gustavo, o melhor jogador em campo. A próxima partida do Paraná será no sábado, contra o Palmeiras, no Palestra Itália.

CAMPEONATO BRASILEIRO

13.ª Rodada

Paraná Clube 1 x 0 Cruzeiro

Paraná Clube

Flávio; Gustavo, Emerson e Edmíson; Ângelo; Beto, Goiano (Serginho), Batista e Edinho; Maicosuel (Gérson) e Cristiano (Jeff).

Técnico: Caio Júnhor

Cruzeiro

Fábio; Jonathan, Edu Dracena, Thiago Heleno e Júlio César (Sandro); Jonílson, Martinez, Leandro Bomfim (Carlinhos Bale) e Wágner (Francimar); Alecsandro e Gil.

Técnico: Paulo César Gusmão

Súmula

Local: Pinheirão

Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)

Assistentes: Júlio César Rodrigues Santos (RS)e luiz Roberto Porto Guaranha (RS)

Gol: Maicosuel 26 do 2.º tempo

Cartões amarelos: Flávio, Emerson, Cristiano, (PR) e Júlio César (CRU)

Renda: R$ 72.410,00

Público: 20.750

Voltar ao topo