Paraná Clube se prepara para começar novamente

Começar de novo… A história se repete mais uma vez. O Paraná Clube não consegue se reestruturar e a cada término de competição tem início um longo e desgastante processo de reformulação.

Quase sempre, uma transição traumática para o descrente torcedor paranista. O entra-e-sai de jogadores fez com que o clube perdesse sua identidade e hoje, mesmo atletas formados nas categorias de base já não têm a mesma identidade com a camisa tricolor, salvo exceções.

O Brasileirão vem aí e o caminho a ser percorrido pelo Paraná se mostra mais uma vez repleto de obstáculos. Depois do fracasso no estadual -pela terceira vez consecutiva o clube não consegue passar da primeira fase – a diretoria promete uma completa reformulação do elenco. A comissão pretende contar com 28 jogadores no grupo e a pretensão dos dirigentes é trazer pelo menos 14 reforços. A pedido do vice de futebol José Domingos, Durval Lara Ribeiro, que no ano passado teve sérios desentendimentos com o presidente José Carlos de Miranda e era desafeto do então técnico Paulo Campos, está de volta.

Desta vez, Vavá não assume qualquer cargo na diretoria. Conselheiro do clube, ele está percorrendo o interior paulista à procura de jogadores de qualidade e com preços acessíveis à realidade do clube. ?Sou paranista acima de tudo. Tenho bons contatos e a idéia é usar minha influência para fazer bons negócios?, comentou Ribeiro. Ele e Wil Rodrigues são, hoje, os olheiros do Paraná e têm acompanhado vários jogos do campeonato paulista. ?Temos uma relação de atletas, com três ou quatro opções para cada posição. Agora, é acelerar contatos para que o time possa ser armado o quanto antes?, disse.

Esta lista foi aprovada pelo vice de futebol José Domingos e pelo técnico Lori Sandri. ?São nomes de consenso. Com criatividade é possível armar um time competitivo e dentro dos padrões financeiros do Paraná?, afirmou. Vavá, criticado por seu temperamento ?explosivo?, foi responsável pela vinda de jogadores como Pierre, Caio, Fernandinho e Cristian, sem contar o artilheiro Renaldo. ?O segredo é ver o jogador em ação. Sempre tive esse cuidado. É claro que às vezes a gente erra, mas acompanhando o atleta de perto, a margem de deslize é pequena?, comentou.

Durval Ribeiro reconhece que o volume de contratações é grande e por isso a dificuldade será ainda maior. ?Não está fácil achar lateral-direito e zagueiro destro. Mas, para as outras posições já temos nossos alvos. Agora, vai depender das transações?, disse. Rezando da cartilha de José Domingos, Vavá não cita nomes. É certo, porém, que o clube pretende trazer um ?novo? time, aproveitando como titulares apenas três jogadores remanescentes do paranaense.

Vários jogadores do Ituano estão nos planos do Tricolor, como o zagueiro Aderaldo, os volantes Pierre e Wilson Matias e o meia Juliano. O clube ainda corre atrás de Márcio Mossoró (Paulista) e Danilinho (América-SP). O problema maior, para a comissão técnica, é que estes jogadores, se contratados, só viriam após o Paulistão, que tem a última rodada prevista para o dia 17 de abril, seis dias antes da largada do campeonato brasileiro.

# Depois de Ricardinho, Ilan e Lucio Flávio, é a vez de mais um jogador revelado pelo Paraná Clube ter a oportunidade de brilhar no Morumbi. E o atacante Vandinho, de 18 anos, começou a caminhada no tricolor Paulista com o pé direito, na disputa de uma competição da categoria Sub-20.

#  Na estréia do time no Torneio de Bellinzona, na Suíça, ele marcou um dos gols da goleada por 4 a 0 aplicada pelo São Paulo no Barcelona.

Voltar ao topo