Paraná Clube quer ganhar posições na tabela

Já sem a “faísca” que movia a equipe ao longo das últimas rodadas, o técnico Roberto Cavalo busca novos artifícios, novas metas, para manter o grupo do Paraná Clube ligado na competição. No jogo desta tarde – às 16h10, no Durival Britto – frente ao Duque de Caxias-RJ, o Tricolor tenta “armar o bote” para suplantar o Bragantino na próxima rodada.

“São dois jogos que poderão nos assegurar uma melhor colocação. E esse tem que ser o nosso foco nessas cinco partidas que nos restam”, comentou Cavalo, sem dar descanso a ninguém.

A decisão de escalar força máxima foi tomada em conjunto com os próprios jogadores. “Esse grupo é muito bom. Todos estão afim de jogo e isso me dá a certeza de que vamos buscar mais uma vitória”, confirmou o treinador, que pode emplacar a sexta partida sem derrota, na maior série invicta do Tricolor nesta temporada.

“Poderíamos estar almejando algo a mais. Mas, não adianta ficar lamentando. Temos é que entrar em campo, dar o máximo e fechar a temporada em alta, valorizando a todos”, disse Cavalo, que já tem a renovação de contrato com o Paraná encaminhada.

Foi sob o seu comando que o Tricolor saiu de uma desconfortável 14.ª posição para o 9.º lugar.

Esta é a melhor posição do clube desde a queda para a Série B.

“Dá pra buscar mais. O primeiro passo é superar o Bragantino na tabela. Depois, a gente corre atrás de Ponte Preta, Figueirense…”.

O treinador usa como argumento uma “rivalidade” criada recentemente com o time de Bragança Paulista.Antes do acerto com Cavalo, o Tricolor investiu em Marcelo Veiga.

O presidente do Bragantino, Marquinho Chedid “detonou” o Paraná, rotulando-o de “time pequeno” e “muito menor que o Bragantino”. E para manter o grupo mobilizado nesta reta final da Série B, Roberto Cavalo aposta na descontração. Sem a pressão de anos anteriores, onde o Paraná conviveu com o risco de rebaixamento (em 2007 caiu para a B e ano passado passou raspando na C), o que se viu nos treinos foi um grupo “solto”, mas prometendo boas atuações para o torcedor paranista.

“Temos que jogar com responsabilidade. É importante fechar bem o ano”, disse o volante Rai, uma das novidades do time. Ele entra na vaga de João Paulo, suspenso.

As outras mudanças em relação à última jornada ficam por conta das voltas do zagueiro Luís Henrique e do volante Luiz Henrique Camargo. Saem do time Élton e Adoniran, este também suspenso.

“O time conseguiu um ótimo encaixe. Isso explica essa série invicta. Vamos tentar manter esse pique”, disse Luiz Camargo. Na prática, além de perseguir números positivos, os jogadores também tentam atuações convincentes, sabendo que isso pode representar uma valorização na hora de definir a assinatura de um contrato, no Paraná ou em outro clube.