Paraná Clube estréia na Segundona contra o Avaí

O Paraná Clube já começa a assimilar o seu novo roteiro de viagens. Após sete anos consecutivos disputando a primeira divisão, o Tricolor passa a conviver com um novo mapa: o da Segundona, edição 2008. A CBF divulgou ontem a tabela da competição, que tem início no dia 9 de maio e se estende até 29 de novembro. A competição, em turno e returno, conduzirá os quatro melhores à elite nacional, mas os quatro últimos caem para o limbo da Terceirona.

A estréia do Tricolor na segunda divisão será em casa. No dia 9 de maio (ou 10, dependendo do desmembramento da tabela, que ocorrerá futuramente), o representante paranaense recebe o Avaí, na Vila Capanema. É só o início de uma maratona de 38 jogos, sendo que destes, 14 serão contra equipes de São Paulo, o estado com o maior número de representantes: 7. Se ?vencer em casa é obrigação?, o Paraná deve estar atento ao primeiro turno, onde faz dez jogos na Vila Capanema.

Ainda mais diante do histórico do clube, que sempre teve melhor desempenho na primeira metade dos torneios. No início da competição, os jogos serão mais espaçados. Em maio, por exemplo, cada clube disputará somente quatro jogos. O momento mais difícil fica para agosto – período da reta final do primeiro turno e início do returno – com oito rodadas programadas. Numa análise geral, a tabela se mostra equilibrada, com os clubes disputando no máximo dois jogos seguidos, em casa ou fora.

No entanto, dependendo do desdobramento das rodadas, o Paraná poderá ter pela frente viagens mais longas que o normal. Ainda mais diante da regra da Segundona, onde somente deslocamentos superiores a 600 km são cobertos por via aérea. Após o jogo em Fortaleza, por exemplo, na segunda rodada, o Tricolor terá pela frente o Marília, no interior paulista. O clube também terá que assimilar, a partir de maio, a nova rotina, com jogos às terças, sextas e sábados.

Na luta para retornar à primeira divisão, o Paraná terá ainda confrontos com equipes tradicionais. Porém, apenas dois integrantes do Clube dos 13 – com maior poder financeiro – estão na parada: Corinthians e Bahia. O primeiro confronto contra o Bahia será fora de casa (possivelmente em Camaçari, onde o clube baiano via mandar seus jogos, diante da interdição da Fonte Nova), na 6.ª rodada (dias 10, 13 ou 14 de junho). Já o duelo contra o Corinthians está programado para a 14.ª rodada (dias 25 ou 26 de julho), na Vila Capanema.

Diante da nova realidade, o Paraná sabe que terá que montar um grupo com perfil para as dificuldades que o torneio impõe. O único reforço contratado até o momento – o volante Léo – disputou a Série B deste ano pelo Fortaleza. O vice-presidente de futebol, Durval Lara Ribeiro, evita falar em nomes, mas os próximos reforços da equipe – um zagueiro, um meia e um atacante – também foram observados em ação na Segundona. ?É uma competição diferenciada. Por isso, temos que ter um grupo de força, com qualidade, mas com muita disposição?, comentou Vavá Ribeiro.

Voltar ao topo