Paraná Clube espera fazer bonito na Copa do Brasil

Na próxima temporada, a Copa do Brasil chega à sua 24.ª edição. Será a última nos moldes atuais, com 64 clubes. Em 2013, o torneio será disputado por 86 clubes e os representantes do país na Libertadores poderão participar da disputa, entrando nas oitavas de final. O Paraná Clube, devido ao fracasso no Estadual deste ano – acabou rebaixado para a Divisão de Acesso -, mais uma vez estará na competição graças ao ranking. A tendência é que o Tricolor ocupe a quinta das dez vagas destinadas ao ranking nacional de clubes da CBF.

Em 2012, a competição será disputada entre 7 de março e 25 de julho (quinze datas). Caso a Confederação Brasileira de Futebol mantenha a mesma rotina de anos anteriores, ainda na primeira quinzena de dezembro divulgará os emparceiramentos e a tabela da primeira fase. Sem uma definição quanto ao calendário no Paranaense, a rigor esta será a primeira competição oficial do Paraná em 2012, num ano onde a diretoria promete não repetir erros recentes. “Nosso foco é o resgate da imagem do clube. Para isso, temos que nos estruturar”, garante o presidente do conselho deliberativo Benedito Barboza.

O Paraná, nos bons tempos, nunca conseguiu ir além das quartas de final da Copa do Brasil. A última vez que isso aconteceu foi em 2002, quando o time paranaense “parou” no Corinthians. Desde a queda para a Série B, o melhor desempenho do Tricolor foi em 2008, quando acabou eliminado pelo Internacional, nas oitavas de final (perdeu por 5 x 1, no Beira Rio, após ter vencido o primeiro jogo por 2 x 0). Nas edições de 2009, 2010 e 2011, a eliminação veio logo na segunda fase.

Nas entrelinhas, os dirigentes dão a entender que a montagem de um elenco minimente competitivo para o primeiro quadrimestre depende da antecipação da Divisão de Acesso. Senão, o clube pode arriscar a sorte com um grupo “alternativo”, apesar da importância reconhecida da Copa do Brasil.