Para Ferrari, clima interfere nos treinos em Silverstone

Para os pilotos da Ferrari, as condições meteorológicas foram o fator de destaque nos treinos livres do GP da Inglaterra de Fórmula 1. nesta sexta-feira, no circuito de Silverstone. Enquanto o espanhol Fernando Alonso conseguiu manter o terceiro melhor tempo do dia, atrás apenas dos carros da Mercedes, o finlandês Kimi Raikkonen caiu de quinto para nono entre a manhã e a tarde.

Para Alonso, os treinos desta sexta serviram para que a equipe colhesse dados úteis em situações reais na pista. “Seguimos o nosso programa, testando alguns componentes e trabalhando nos ajustes pela manhã, enquanto avaliamos os dois compostos de pneus no período da tarde. Não houve problemas com o pneu médio, enquanto que, para avaliar corretamente o composto duro, vamos ter que correr por mais tempo”, revelou o piloto, antes de dizer que a equipe deve usar o conjunto médio tanto para o treino de classificação, neste sábado, quanto para a corrida de domingo.

O espanhol admitiu, no entanto, que o clima pode mudar completamente as condições do circuito. “Se, como previsto, chover amanhã (sábado), então os dados que temos hoje (sexta) serão mais úteis para a corrida. Aqui há sempre um vento forte, o que ajuda em algumas curvas e atrapalha em outras. Agora tudo o que podemos fazer é esperar e ver como as coisas andam”, pontuou.

Raikkonen destacou a dificuldade que encontrou para manter o desempenho do carro entre as duas sessões de treino. “Na primeira sessão, as coisas foram razoavelmente bem, mas na segunda parte fizemos algumas pequenas mudanças que não funcionaram e o comportamento do carro não era o mesmo. Conseguir uma boa volta foi muito difícil e por isso voltamos para as configurações da manhã, mas infelizmente tivemos os mesmos problemas”, disse, justificando seu mal desempenho na segunda metade dos treinos.

O finlandês, no entanto, se mostrou confiante para o fim de semana. “Temos de descobrir o que aconteceu entre as duas sessões, mas acho que é, em parte, pelas rajadas de vento, que eram muito fortes hoje (sexta). Tenho certeza de que estudando os dados teremos as informações que precisamos para nos prepararmos para a classificatória”.

Voltar ao topo