Organizadores prometem 2ª semana dos Jogos “ainda melhor”

O Comitê Organizador Local (Locog) dos Jogos Olímpicos de Londres estufou o peito neste domingo – graças ao sentimento de satisfação que lhes foi repassado por atletas, dirigentes, público e patrocinadores após a primeira semana de competições – e prometeu uma segunda metade ainda melhor.

“Tenho um sentimento arrasador de orgulho”, disse Paul Deighton, diretor-executivo do Locog, em entrevista coletiva.

O transporte e a segurança, assinalou, são as duas áreas que mais lhe preocupavam no começo dos Jogos.

“O transporte funciona: no aeroporto, nas estradas, no metrô… E funciona porque elaboramos planos excelentes e os iniciamos com eficácia, e porque o público britânico escutou nossas mensagens”, acrescentou.

No capítulo de segurança, Deighton se felicitou por ter tomado “a grande decisão” de contar com o Exército, “uma mudança radical”, quando ficou provado que uma empresa de segurança privada não podia cobrir as exigências dos Jogos.

“Fizemos o correto”, ressaltou. “Estamos muito felizes com a primeira semana, mas obviamente achamos que a segunda metade será melhor”, insistiu.

Em relação à polêmica pelos assentos que deixam vazios os organismos que possuem ingressos – federações, comitês, patrocinadores -, Deighton disse que encher mais os estádios é “quase impossível”.

“Liberamos assentos para as dezenas de milhares de pessoas que fazem os Jogos acontecer. Também fazemos uma distribuição substancial para que os atletas possam ver seus esportes e outros. Porém, a atitude habitual destes grupos é ver uma prova ou um esportista e depois ir a outro estádio”, explicou.

Já o diretor-geral do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos, o suíço Gilbert Felli, comentou que, embora “não seja fácil” dar uso a um estádio olímpico depois dos Jogos, o COI confia em que em Londres encontrem “uma solução” para que estas duas semanas deixem “um grande legado”.

Os últimos números de presentes aos Jogos apontam para um total acumulado de 5,1 milhões de espectadores, 717 mil neste último sábado, sendo que 231 mil deles no Parque Olímpico.

Voltar ao topo