“Olheiro” da arbitragem tira o time

A Comissão de Arbitragem da FPF começa a temporada desfalcada de um membro. O ex-árbitro Gerson Baluta entrou em atrito com o presidente do núcleo, Afonso Vítor de Oliveira, e pediu afastamento.

Os motivos exatos da saída não foram divulgados. O Paraná-Online tentou contato com Baluta, que mora em Foz do Iguaçu, mas não obteve sucesso. Assim, a comissão segue com apenas quatro membros: Afonso, o vice José Carlos Meger, José Amaral e Valdemar Henrique dos Santos. ?Na região de Baluta jogam apenas Toledo e Cascavel. Eventualmente deslocaremos algum outro olheiro para lá?, diz Amaral.

Os testes físicos para árbitros e assistentes começam só em 10 de janeiro, um dia depois da largada do Estadual. Em novembro, todos já passaram por uma primeira avaliação. ?Outras federações fazem só um teste anual. Queremos obrigar os árbitros a estarem sempre em forma?, explica Amaral. As ?estrelas? da arbitragem local, Héber Roberto Lopes e Evandro Rogério Roman, participarão das provas.

?Sem curso?

Abalada por grave crise financeira, a FPF cancelou o curso de formação de árbitros pela internet. O curso estava marcado para abril de 2007, mas foi sucessivamente adiado. Atualmente, nem tinha data certa para o início.

Ontem, a Federação emitiu nota avisando que os candidatos devem procurar a sede no Tarumã para serem ressarcidos da taxa de inscrição de R$ 20. O curso tinha 227 inscritos. A FPF disse ainda que ?espera em breve voltar a promover o curso?.

Voltar ao topo