Obras da pista da Indy em SP passam por vistoria da FIA

O circuito de rua do Anhembi, na zona norte de São Paulo, recebeu nesta quarta-feira a vistoria de Charlie Whiting, delegado de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ele conheceu a pista e todas as medidas que estão sendo tomadas para receber a Fórmula Indy, em 14 de março.

Whiting passeou num carrinho de golfe com o norte-americano Tony Cotman, engenheiro responsável pelo desenho da pista. Os dois conversaram bastante, analisaram mapas e observaram trechos que teoricamente podem causar problemas. Nada, porém, que significasse um veto à pista, já que a prova pode acontecer mesmo sem a aprovação da FIA.

Para Cotman, tudo correu bem. “Na quinta-feira [11 de março] terminaremos as obras. Está tudo bem, as chuvas dos últimos dias não atrapalharam”, disse.

Organizador da prova, Carlo Gancia não acompanhou o passeio, mas explicou que a visita do delegado de segurança é uma praxe. “O Tony [Cotman] é membro da comissão de autódromos. Como é uma pista que saiu do zero, é bom que observe e veja como tudo está sendo feito”.

O ritmo acelerado de trabalho só será finalizado de sexta para sábado do dia 13 de março. “Não podemos fechar a marginal Tietê antes [um trecho de 250 metros, ao lado do sambódromo]. Só na madrugada faremos isso. Mas estamos com 90% do trabalho feito. Fizemos em três meses o que leva 18 meses em qualquer lugar do mundo”, reforçou Gancia.

Até o momento, já foram instalados guardrails nas ruas e estão sendo colocadas as grades de proteção, além da montagem de toda a área dos boxes e a finalização de trechos de recapeamento da pista. As ondulações de asfalto estão sendo corrigidas, dentro do possível. “Isso ficará bom no ano que vem, quando teremos tempo para refazer tudo”, explicou Gancia.

Equipamentos e carros devem chegar na capital paulista no domingo. A etapa de São Paulo da Fórmula Indy, que abre a temporada 2010, acontecerá em 14 de março. Os treinos serão no sábado (duas sessões) e domingo (uma sessão).

A prova, que ainda tem cerca de 15 mil ingressos à venda, terá seis brasileiros no grid: Bia Figueiredo (Dreyer&Reinbold), Hélio Castroneves (Penske), Mário Romancini (Conquest), Raphael Matos (Luczo-Dragon), Tony Kanaan (Andretti) e Vitor Meira (AJ Foyt).

Voltar ao topo