Novo sistema de venda de ingressos no Coritiba

A Caixa Econômica Federal e o grupo BWA / Ingresso Fácil lançam hoje, em São Paulo, um sistema que promete facilitar a vida do torcedor e dificultar a ação de cambistas. Com o acordo, ingressos para jogos serão vendidos nas casas lotéricas, em mais de 11 mil pontos em todo o País.

Um cartão magnético é a novidade que permitirá transformar as lotéricas em bilheterias. Nele, o torcedor poderá inserir créditos que darão acesso aos estádios, ao aproximar o cartão da catraca. Além de jogos de futebol, o sistema poderá ser usado para shows e outros eventos conveniados.

Para adquirir o cartão, por R$ 15, o torcedor deverá se cadastrar na página do Ingresso Fácil na internet (www.ingressofacil.com.br) ou na sede dos clubes parceiros do grupo.

Além disso, terá que pagar uma taxa de R$ 2,50, além do preço do bilhete, a cada compra. “Não importa se ele comprar um ou dez ingressos de uma vez, a taxa tem esse valor único”, explica Bruno Balsimelli, diretor do BWA.

Em Curitiba, a novidade estará disponível apenas para os torcedores do Coxa. Atlético e Paraná não têm convênio com a BWA e trabalham com outras empresas na confecção de seus ingressos.

Segurança

O auxílio no combate à ação de cambistas é apontado como uma das principais qualidades do novo sistema. Segundo a BWA, o produto é a prova de qualquer tipo de fraude ou falsificação. “O cartão é pessoal e intransferível. Uma pessoa não poderá comprar ingressos com o cartão de outra”, diz Balsimelli.

O diretor do BWA acredita que o aumento dos pontos de venda é um golpe contra o mercado paralelo. “Eles se beneficiam muito da concentração de venda em poucos locais. Essa pulverização vai desestruturar o trabalho dos cambistas”, disse Bruno.

A preocupação não é por acaso. Em junho deste ano, um esquema de falsificação de ingressos foi descoberto em ação conjunta das polícias do Paraná e do Rio de Janeiro. Os golpistas usavam uma sala dentro do Estádio Couto Pereira, de propriedade do Coritiba, para falsificar os bilhetes, que eram aceitos pelo sistema da BWA.