Nova modalidade de motociclismo ganha força

São Paulo – Uma nova modalidade do motociclismo que chegou ao Brasil está se tornando um grande espetáculo para os pilotos e para os amantes de duas rodas. Somando técnica, arrojo e perícia, competidores de todo o País já estão disputando o Campeonato Brasileiro de Supermoto.

O Supermoto foi criado na década de 70 nos EUA para colocar fim numa dúvida sobre quem era o melhor piloto: o de motocross, o de motovelocidade ou o de enduro. Num circuito misto, com asfalto e terra, foram reunidos pilotos destas categorias para tirar a limpo o dilema. Os pilotos do motocross geralmente conquistam melhores resultados.

O que era apenas um desafio agradou diversos pilotos devido ao tipo diferenciado da prova e logo começou a cruzar fronteiras. Foi na Europa, na mesma década, que a modalidade ganhou forças e mais adeptos. No entanto, somente em 2002 o Supermoto teve um Campeonato Mundial, cujo vencedor foi o francês Thierry Van den Bosch.

No Brasil, a nova modalidade tem em seu campeonato quatro categorias: SM1, SM2, SM3 e SMJR. As motos utilizadas são as de modelo cross, enduro e trail. Elas sofrem modificações para serem adaptadas ao tipo de circuito misto.

Equipamentos

Para competir numa prova de Supermoto, o custo não é tão elevado. Bem como no Motocross ou na Motovelocidade, a modalidade reserva uma categoria destinada a motos nacionais. Na SM3, os pilotos podem usar motos como a Honda Tornado ou mesmo a Yamaha XT 225. Bastam algumas modificações para que a moto esteja dentro dos padrões exigidos pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo. Confira as principais mudanças:

Retrovisores: os retrovisores devem ser extraídos.

Protetores de mão: nas extremidades do guidão, são exigidos protetores de mão. Este item evita danos durante as eventuais quedas.

Aros: ao invés das tradicionais rodas com tamanho 21 polegadas, a modalidade exige aros do tamanho 17.

Equipamentos: para acelerar nas pistas de Supermoto, são exigidos equipamentos de segurança como capacete, botas, luvas, joelheiras e cotoveleiras. Caso o piloto prefira, ele pode usar um macacão de couro, semelhante aos utilizados nas competições de motovelocidade.

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