Nova dobradinha da Scott

Numa etapa marcada por um grande susto no fim da disputa na elite masculina, quando mais de 10 atletas se envolveram num acidente, entre eles os dois líderes do ranking, a equipe Scott/ Fadenp/ Marcondes César/ São José dos Campos voltou a fazer dobradinha no 20.º Torneio de Verão de Ciclismo, ontem. Valcemar Justino e novamente Luciene Ferreira foram os vencedores da 2ª etapa do evento, realizada em Cubatão.

Na disputa feminina, Luciene manteve a superioridade, mantendo 100% de aproveitamento e a camisa vermelha de líder. "Foi mais duro, porque todas estão brigando para melhorar posições e amanhã é tudo de novo. Mas estou tranqüila", disse Luciene, que é natural de Coxim (MS) e atualmente mora na casa dos atletas da equipe, em São José dos Campos. A ciclista da equipe Memorial Santos/ Fupes/Giant Fabíola Teixeira também repetiu o resultado, garantindo o 2.º lugar, seguida de Luzia Bello, da Cesc/ Sundown/ Nossa Caixa/ São Caetano do Sul.

Entre os juniores, o paranaense Carlos Alexandre Manarelli, da Bike Center Curitiba, foi o vencedor. Ele deu um verdadeiro "passeio", ao abrir um minuto de fuga sobre os rivais. "No primeiro dia eu tive uma queda e fiquei magoado por não pontuar e decidi descontar. Percebi que o pelotão estava calmo e ataquei e quando abri 100m fui embora sozinho", contou o atleta, que assumiu a vice-liderança do ranking.

Bruno Pereira da Silva, da Peels Capacetes/ Caloi/ Nossa Caixa / Iracemápolis, garantiu o 2.º lugar na etapa e passou a ser o líder da classificação. Já na open, que teve outra etapa com ritmo muito forte, Leonardo Marques Jaffar, da Tropeiro Atlético/ Padaria Real/ Feirabor, de Sorocaba, foi o vencedor no sprint final e assumiu a ponta da categoria. "A equipe trabalhou muito bem e agora é tentar manter a camisa de líder até o final", disse.

Líderes sofrem acidente e caem

Na categoria principal do evento, onde 150 atletas largaram, uma queda faltando duas voltas tumultuou a chegada. Mais de 10 ciclistas caíram, após um pneu estourar entre os ponteiros, mas nenhum atleta se machucou com gravidade. Entre os acidentados os dois melhores da 1.ª etapa, Jean Coloca, da Scott, e Kleber Neve, da Extra-Suzano.

Até esse momento, a equipe Extra vinha fazendo um trabalho perfeito, com seus oito ciclistas pedalando na frente, controlando o pelotão e preparando uma chegada para seus dois sprintistas, Kleber Neve e André Grizante (que também ficou no acidente). A Scott, que já havia perdido Roberson Figueiredo, o Robinho, com problemas mecânicos, arriscou tudo com seus "passistas".

O número 1 do ranking nacional, Márcio May, tentou a vitória, pedalando forte e foi superado pelo experiente Valcemar, que completou os 86 km de percurso em 2h01m25s, numa média de 42,7 km/h. Douglas Mói, da Extra, ainda conseguiu "roubar" o 2.º lugar de May nos últimos centímetros antes da linha de chegada. Na classificação geral, Valcemar está empatado com Jean Coloca, ambos com 15 pontos, mas passará a usar a camisa amarela de líder.

"Como o Coloca ficou na queda, viemos para o sprint para que a equipe continuasse na frente e deu certo. Agora, vamos fazer tudo para manter essa camisa", disse Valcemar. O então líder, Jean Coloca, inconformado com o tombo, anunciou: "Em Guarujá, eu pego de volta".

Hoje no Guarujá

O campeonato, válido pelo ranking nacional, tem nova etapa hoje em Guarujá, no Guaiuba. Como nos outros dias, as disputas têm início às 7h30, com a categoria feminina. Logo na seqüência começam a pedalar os ciclistas da júnior. A open tem largada às 8h50. Já a elite masculina será a partir das 10h.

Voltar ao topo