Atletiba na decisão

Nos pênaltis, Atlético vence o Paraná e vai pra final

O Atlético está na grande final do Campeonato Paranaense. Com uma dose extra de dramaticidade, o Paraná Clube venceu o Furacão no tempo normal por 1×0, na tarde deste domingo(24), na Vila Capanema, forçou a decisão nos pênaltis, mas o time atleticano levou a melhor e carimbou seu passaporte para a finalíssima do Estadual para enfrentar o Coritiba. O primeiro duelo acontecedomingoque vem, na Arena da Baixada, e a volta, na semana seguinte, no Couto Pereira.

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. O Paraná Clube, na ânsia de tentar reverter a vantagem do Atlético, abusou dos lançamentos diretos. O Furacão, por sua vez, jogou mais resguardado no começo apostando nos erros do Tricolor. Mas logo no começo, o Atlético mudou taticamente com a saída de Vinicius, machucado, para a entrada do atacante André Lima, aos 8 minutos. Do lado paranista, instantes depois, o zagueiro Demerson, também machucado, deu lugar ao jovem Basso.

Sem grandes emoções na primeira parte da etapa inicial, o jogo começou a esquentar depois da parada técnica. Aos 28, o Furacão criou sua única grande chance no primeiro tempo. Léo fez boa jogada pela direita, foi ao fundo, cruzou na medida para André Lima, que finalizou dentro da pequena área e Marcos fez grande defesa.

O castigo para o Furacão veio no lance seguinte. A defesa atleticana parou, Nádson ganhou de Thiago Heleno, invadiu a área, passou fácil por Paulo André e bateu sem chances para o goleiro Weverton: 1×0.

O Tricolor, que já era melhor em campo, dominou de vez o jogo. O Rubro-Negro, que tinha em Walter sua principal peça ofensiva, não contou com o camisa 18 na sua melhor tarde. Aos 42, o Paraná quase ampliou. Depois de recuperar a bola de Otávio, Nádson deixou Lúcio Flávio livre, mas o camisa 9, na área, finalizou mal.

O Atlético voltou do intervalo priorizando mais a posse de bola e, com isso, passou a criar mais chances. Aos 7, Marcos Guilherme cruzou, Walter ajeitou e Nikão, da entrada da área, arriscou e quase empatou. O Furacão continuou pressionando e, aos 14, Sidcley fez boa jogada, cruzou e Nikão, dentro da área, dominou livre, mas foi travado na hora do chute.

Achando bem os espaços na defesa paranista, o Atlético criou sua melhor chance aos 19. Walter fez a jogada pela direita e cruzou na medida para Marcos Guilherme, mas dentro da pequena área, o camisa 10 errou e desperdiçou a chance de igualar. A resposta do Tricolor foi rápida. Um minuto depois, Válber fez boa jogada pela direita, rolou para Nádson e, da entrada da área, chutou forte pata grande defesa de Weverton.

Apesar do equilíbrio em campo, a situação para o Paraná melhorou, em teoria, aos 31 minutos, quando Otávio foi expulso depois de receber o segundo cartão amarelo. Porém, apesar da maior posse de bola do Tricolor, foi o time atleticano que quase marcou. Aos 37, Ewandro cobrou falta,André Lima cabeceou e Marcos fez grande defesa. Nos minutos finais, o Tricolor, apesar de terum jogador a mais, não se arriscou tanto e a disputa da vaga foi para os pênaltis.

Pênaltis

Nas cobranças de penalidades, o atacante André Lima iniciou a série errando para o Atlético, mas depois o lateral-direito Nei e o atacante Lúcio Flávio desperdiçaram para o Tricolor e o Furacão garantiu a classificação para a final do Campeonato Paranaense. Para o time atleticano, também marcaram Ewandro, Thiago Heleno, Walter e Hernani.