Ney Franco faz mistério na escalação do Atlético

O time que enfrenta o Cascavel às 20h10 de hoje, na Arena da Baixada, só será conhecido pelo torcedor e imprensa momentos antes do jogo. Ney Franco ainda tem dúvidas pois, durante o treinamento de ontem, alguns jogadores reclamaram de dores musculares e podem ser poupados, dependendo da avaliação médica a que serão submetidos horas antes do confronto. Mas o treinador adiantou que, se puder, irá com força máxima pra cima da Cobra e que poupar jogadores pendurados com dois cartões amarelos não faz parte do planejamento atual. Quatro jogadores titulares estão nessa situação: os zagueiros Antônio Carlos e Danilo, o ala-esquerdo Michel e o capitão e volante Claiton.

A possibilidade de deixar os ?pendurados? fora do jogo foi cogitado pois na próxima rodada, o Atlético enfrenta mais um clássico regional, desta vez, contra o Paraná Clube. Porém a idéia de poupar atletas com medo de perdê-los não agrada Franco, que acredita no elenco que tem. ?(Os pendurados) têm experiência suficiente para jogar e não receber punição. Se por acaso acontecer, há no grupo jogadores à altura para enfrentar o Paraná?, afirmou o treinador.

Quanto ao adversário de logo mais, a delegação se reuniu na noite de ontem para analisar a postura tática do Cascavel e definir como se portará em campo. ?Na véspera do jogo reunimos os jogadores para falar sobre o adversário e passar o material que possuímos, juntamente com as observações que o Nílson Borges fez para nós?, explicou Franco.

Vitória

Entrar com força máxima e conquistar mais uma vitória faz parte do planejamento da comissão técnica de somar o máximo de pontos possível e obter a classificação para a 2.ª fase do Estadual antes da estréia do Atlético na Copa do Brasil, que acontece no final de fevereiro. Com essa atitude, o time tem ganho maior entrosamento e conseguido resultados positivos. Nas quatro primeiras rodadas, o Rubro-Negro é o único time com 100% de aproveitamento e líder da competição. ?Se continuarmos com essa performance, creio que em mais três ou quatro jogos já começamos a definir nossa classificação?, finalizou o técnico. Agüentar os 90 minutos de jogo sem deixar cair muito o ritmo será o desafio extra para o Atlético diante do Cascavel. Na última apresentação da equipe em seu estádio, contra o Engenheiro Beltrão, o Furacão foi mal, com seus jogadores sentindo muito o esforço da pré-temporada e jogando um futebol apático. Ganhou e conseguiu os três pontos, mas numa jogada de bola parada e com menos chances que o adversário.

Campeonato Paranaense

5.ª rodada – 1.ª fase

Atlético x Cascavel

Local: Estádio Joaquim Américo, Arena da Baixada, em Curitiba

Hora: 20h10

Atlético: Vinícius; Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Jancarlos, Valencia, Claiton, Netinho e Michel; Ferreira e Rodrigão. Técnico: Ney Franco.

Cascavel: Gustavo, Borges, Chicão e Edinaldo; Fernandinho, Sandro, Juliano, Vitor Hugo e Lecão; Willians e Rafael Martins. Técnico: Rafael Camarotta

Árbitro: Elton Mello Nobre

Assistentes: Efraim Mendonça Júnior e Guilherme Roggembaun

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada) para qualquer setor do estádio

Furacão contrata beque de 22 anos. É o nono jogador da posição

Foto: Valquir Aureliano

Ney Franco conhece Matheus Lopes do Ipatinga: cozinha povoada.

Jogadores com potencial, que não estejam sendo aproveitados em outros clubes ou em disponibilidade (sem contrato). Esse é o alvo do Atlético na busca por novos reforços. Seguindo essa política, ontem foi praticamente confirmada a contratação de mais um zagueiro: Matheus Henrique do Carmo Lopes, 22 anos. O jogador foi uma indicação do treinador Ney , que o conhece desde a categoria de base do América Mineiro, clube onde Matheus começou. Depois foi para o Ipatinga (MG) e, no meio do Brasileirão 2007, transferiu-se para o Grêmio. O vínculo do zagueiro com o Tricolor gaúcho tinha validade até a metade deste ano, mas sua devolução ao Ipatinga foi antecipada.

Devido à disponibilidade do jovem, o Atlético resolveu apostar em sua contratação e, conforme o técnico Ney Franco, é uma boa opção. No entanto, o Rubro-Negro já conta no elenco com oito zagueiros (Antônio Carlos, Danilo, Rhodolfo, Alex Fraga, Rafael Santos, Leandro Bambu, Neylor e Gustavo) e ainda escanteou Rogério Correa e João Leonardo.

Quanto à novas contratações, principalmente nas alas – antiga reivindicação da galera atleticana -, o treinador disse que se o mercado oferecer jogadores interessantes, eles serão adquiridos. ?Se tiverem condições de serem titulares, serão contratados. Seja lateral, atacante ou zagueiro. Não adianta contratar só por contratar e chegar aqui para ser apenas mais um?, explicou.

Cobra tem antídoto pronto contra ataque atleticano

Foto: Valquir Aureliano

Rafael, que já passou pelo Furacão, quer meio-campo forte.

O Cascavel está definido na cabeça do técnico Rafael Camarotta, mas ele faz mistério e não divulga o time que enfrenta o Atlético em busca de recuperação no campeonato. A Cobra começou bem o Estadual, com duas vitórias, mas nas rodadas seguintes perdeu para Londrina e Iraty.

Para evitar a 3.ª derrota consecutiva contra o Furacão, Rafael deve pôr em campo um time retrancado, em busca de pelo menos um empate. ?Temos que reforçar o meio-campo, que é o setor forte do Atlético, e matar a jogada na nascente. Não deixar a bola chegar nos atacantes?, afirmou o técnico. Um ponto fora de casa seria bom resultado, pois o próximo compromisso é dentro do Estádio Olímpico, contra o J. Malucelli, equipe ainda instável.

Em relação ao jogo passado, o técnico pode realizar três alterações no time, que deverá entrar em campo com três zagueiros e três volantes. Juliano deve atuar no lugar de Joca, Lecão volta à ala-esquerda, fazendo com que Edinaldo reassuma sua posição na zaga e Borges retorne ao grupo após três rodadas.

Voltar ao topo