Netinho fala de suas expectativas para 2010

Aplausos e vaias. Críticas e elogios. A carreira de um jogador de futebol é, sem dúvida, pontuada por situações contraditórias. Se em 90 minutos de uma partida o atleta pode viver o céu ou o inferno, imagine em uma temporada. Que o diga o meia atleticano Netinho.

Há exatamente um ano, em dezembro de 2008, o atleta terminou o Brasileirão como um dos principais nomes do Furacão ao lado de Rafael Moura. Os dois foram decisivos na arrancada final da equipe, que culminou na goleada (5 a 3) no Flamengo na última rodada e conseqüente permanência na elite do futebol nacional. Netinho era o responsável pela cobrança de bola parada da equipe. Moura o finalizador.

A boa performance chamou a atenção e o armador, improvisado de ala, quase foi vendido para o futebol grego. A proposta feita pelo PAOK, no entanto, não agradou a diretoria do Atlético. Netinho permaneceu no Rubro-Negro e, em seguida, teve início a sua derrocada.

Passou por uma cirurgia no púbis e, enquanto se recuperava, acabou sendo afastado do grupo principal juntamente com outros quatro jogadores. A punição permaneceu até o pedido de reintegração feita pelo treinador Antônio Lopes em setembro.

O meia voltou a treinar com o grupo e acabou a temporada 2009 atuando como titular, em substituição ao camisa 10, Paulo Baier, que cumpriu suspensão.
A volta a titularidade reacendeu a vontade do jogador em demonstrar seu potencial.

Netinho deve se reapresentar em janeiro para iniciar a pré-temporada. Antes de entrar em férias, o meia-esquerda conversou sobre a reviravolta em sua vida e o que espera para 2010.

Paraná-Online: 2010 é a chance de recomeço?

Netinho: Pois é. Acabei o ano de 2008 muito bem. Iniciei 2009 e já não foi do jeito que esperava, com os objetivos que tinha traçado para a minha carreira. Agradeço minha volta ao Antônio Lopes, que foi quem me deu a oportunidade de começar de novo. Agora é só traçar objetivos bons para o ano que vem para colocar o Atlético num patamar mais alto e conquistar títulos.

Paraná-Online: Para o próximo ano, a camisa 10 parece já ter dono: Paulo Baier. Mas a 8 não cairia bem para ajudar o meio-campo do Atlético?

Netinho: Já joguei com a 8 e veja como é o futebol. A gente fica meio sumido e o futebol tem disso; esses altos e baixos. Este ano, “sumi”, mas nunca deixei de treinar, de me dedicar. O Lopes gosta de jogar com um segundo volante que atua como meia, como o Alex Sandro vem jogando. Vou buscar uma posição no time. Confio no meu trabalho e sei que tenho potencial para ser titular no Atlético.

Paraná-Online: O seu contrato termina em 2010. Quer permanecer, ser negociado…

Netinho: Tenho um ano de contrato ainda e minha intenção é continuar. Tenho o pensamento de dar a volta por cima aqui no Atlético porque não quero sair pela porta de trás. Quero sair valorizado, até mesmo para me ajudar e ajudar o Atlético. Sei das dificuldades e dos problemas que tive aqui. Mas nada melhor do que você dar a volta por cima no lugar em que você caiu. Muitos caem, mas poucos levantam. Vou dormir agradecendo a Deus pela oportunidade de continuar aqui e ter esse contrato. A idéia é continuar e fazer uma boa pré-temporada. Espero começar o ano bem para fazer uma temporada bem diferente da de 2009.

Paraná-Online: Em um ano, convite para jogar fora, na Grécia. Já no outro, você não conseguiu render. Como avalia isso?

Netinho: Engraçado isso, né. Você termina um ano podendo se transferir para a Europa e, no outro, você… Sei lá. Mas confio no meu trabalho e sei que essas coisas aconteceram somente para me fortalecer. São coisas que não vão manchar minha carreira. Sou um cara dedicado, que trabalha muito. A própria torcida sabe que estou querendo sempre ajudar e que o time pode contar comigo. Neste ano não joguei, mas ajudei muito o grupo durante os treinament,os, reuniões e no banco. Tenho certeza que vou dar a volta por cima no Atlético.

Paraná-Online: Quais são seus planos daqui pra frente?

Netinho: Quero fazer uma boa pré-temporada, porque o futebol está muito nivelado e o físico está fazendo a diferença. Quero conseguir vaga no time,
o que é importante para você estar em evidência. E conseguir títulos. Quero fazer um ano inesquecível no Atlético para quando acabar meu contrato, sentar e decidir o meu futuro com o presidente.