Sem novidade

Não é a primeira vez que clássico terá só uma torcida

Esta não será a primeira vez que um clássico será disputado apenas com torcida única no Paraná. Pelo Campeonato Paranaense de 2012, os confrontos entre Atlético e Coritiba, pela primeira fase da competição, também não contaram com os torcedores do time visitante.

Na ocasião, o motivo para a determinação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) foi exatamente o mesmo, a falta de segurança. A diferença foi que a situação demorou para ser resolvida. O MP-PR inicialmente era contra a decisão, alegando que isto iria contra o Estatuto do Torcedor e que os direitos dos torcedores deveriam ser respeitados.

Depois, acabou cedendo em virtude da data do primeiro Atletiba, realizado na Vila Capanema, em uma quarta-feira de cinzas, justamente no horário de alto fluxo de pessoas voltando do litoral rumo a Curitiba. Consequentemente, pelo princípio de isonomia, a partida no Couto Pereira, em abril, também foi apenas para os torcedores da equipe mandante, no caso o Coxa.

No entanto, a determinação não diminuiu o trabalho da polícia. Se dentro dos estádios não houve confusão, a violência e o vandalismo aconteceram em terminais e em vários locais de Curitiba e região metropolitana, uma vez que ocorria encontro de torcedores das duas equipes. Inclusive, um homem chegou a ser baleado, em Pinhais, e outro esfaqueado.