Mudança de técnico acertou o Atlético

Não dá mais para esconder. A troca de treinadores transformou o Atlético da água para o vinho. As quatro vitórias seguidas e o futebol de primeira linha com a chegada de Evaristo de Macedo deram nova vida a um time que nem tinha mais objetivos no Campeonato Brasileiro com Antônio Lopes. Fora a alegria demonstrada dentro e fora dos gramados.

A explicação para isso, segundo os atletas, é que agora o time está ?jogando o jogo?, ou seja, a prioridade é jogar bola, buscar o resultado e depois se preocupar com o adversário.

?Uma mudança de comando motiva o grupo, motivou também os jogadores que não estavam atuando e quem está jogando não pode se acomodar. Isso faz com que o grupo se fortaleça e ficou demonstrado nessas últimas partidas?, aponta o lateral-esquerdo Marcão. Mas, as razões para a mudança de atitude de um time que perdeu melancolicamente para o Figueirense (com Lopes) e atropelou Flamengo, Fortaleza, Brasiliense e Coritiba (os quatro jogos com Evaristo) vai mais além.

?O que mudou foi que chegou um cara que passa uma tranqülidade, uma alegria de jogar muito grande. O Evaristo é uma pessoa que quer que o time tenha os cuidados, mas que jogue, acima de tudo?, destaca o atacante Dagoberto. O lateral-direito Jancarlos concorda com o companheiro. ?Nosso time está jogando mais alegre e mais tranqüilo. Até os treinos estão sendo mais alegres e isso acaba passando para o jogo?, analisa.

E não é só a alegria do ex-atacante de Real Madrid e Barcelona que transformou o futebol mostrado pelo Atlético. O que os jogadores mais comemoram é a liberdade que estão tendo com Evaristo. ?Nós temos que se preocupar mais com a gente e fazer com que o adversário nos preocuparmos mais com a gente. Talvez, a gente estivesse se preocupando em anular o adversário e esquecendo um pouco de jogar?, diz Marcão.

De acordo com Dagoberto, o treinador deixou o time mostrar a sua própria personalidade. ?Ele enaltece muito a nossa equipe e fala do potencial de cada um, do que cada um tem a oferecer e isso é muito importante. O nosso time é muito bom e temos que enaltecer bastante isso, mas tendo os cuidados devidos com o adversário?, elogia. Isso não quer dizer que o trabalho de Lopes, que levou o time ao vice-campeonato da Copa Libertadores, foi ruim. Mas desgastou demais o convívio com os atletas devido a ?linha dura? do Delegado.

Entrevista

Ele é o rei da alegria no Atlético. Nos treinos ou nos jogos, é sempre o atacante Aloísio que puxa os grupinhos de risos. Em entrevista ao Paraná-Online, ele diz que se adaptou muito bem ao clube.

Paraná-Online – No sábado, você disse que vai tomar muita pancada ainda no campeonato. O que você quis dizer com isso?
Aloísio – Isso é uma coisa que todo mundo me liga e vem falando. O Alex Dias assistiu o jogo e viu os jogadores do Coritiba me chutando quando eu levei a bola na bandeirinha. Ele me perguntou de onde eu tiro essa força toda e eu falei a força vem lá do Nordeste. Acho que para defender o Atlético e essa camisa a gente faz tudo aí na vida.

Paraná-Online – Você se identificou com o clube?
Aloísio – Por onde eu passei, sempre fiz tudo para honrar a camisa. O Atlético é um clube maravilhoso, tem um grupo maravilhoso, uma diretoria que faz de tudo por nós e não deixa faltar nada. E o que a gente pode retribuir é a alegria dentro de campo, as vitórias, as conquistas e uma classificação para a Sul-Americana e para a Libertadores.

Paraná-Online – Você elogia muito o atacante Dagoberto. Por quê?
Aloísio – Eu ouvia muitas pessoas falarem, acompanhei alguns jogos dele quando voltei da Rússia, mas acho que jogar ao lado dele é muito bom. É um jogador acima da média. Ainda está sentindo um pouco o ritmo de jogo, mas do jeito que está só estão parando ele na pancada, imagina quando ele estiver bem fisicamente.

Paraná-Online – Qual o objetivo de vocês, jogadores, para a reta final do Brasileiro?
Aloísio – Nós temos cinco jogos em casa, com força da nossa torcida, o objetivo é ganhar os cinco. O grupo está motivado, fizemos bons jogos fora de casa, principalmente contra o Fortaleza e contra o Coritiba, e vamos dar prosseguimento a esta arrancada e conseguir essas vitórias.

Voltar ao topo