Miranda está novamente na mira do Sochaux

coxa200705.jpg

Zagueiro pode fazer companhia
a Ilan, na França.

Foi uma daquelas coincidências, mas surpreendeu quem foi ontem ao CT da Graciosa. O zagueiro Miranda, que está suspenso e, portanto, nem viaja para a partida contra o Cruzeiro, não apareceu para treinar, pois tinha sido liberado para visitar os familiares no interior do Estado. O fato aconteceu no mesmo dia em que ressurgiram as especulações sobre uma possível transferência para o Sochaux, da primeira divisão do futebol francês.

A diretoria do Coritiba não comenta o assunto, mas o fato é que o Sochaux demonstrou interesse em Miranda há pelo menos três semanas. Há alguns dias, até mesmo o brasileiro Ilan, ex-Paraná e Atlético, que foi o destaque da equipe na última temporada, foi procurado por jornalistas franceses para dar detalhes sobre o estilo de jogo do zagueiro alviverde.

Nos últimos dias, pessoas ligadas à diretoria confirmaram que o negócio estaria em andamento. Na noite de segunda, a posição seria a de que faltaria apenas o acerto da forma de pagamento, pois os dois clubes já teriam chegado a um acordo financeiro. Miranda tem contrato com o Coxa até a metade de 2006.

Fase é tão ruim, que até pênaltis são desperdiçados

O Coritiba já anda sofrendo com a falta de gols. E ainda arranjou mais um ?trauma? – as falhas nas cobranças de penalidades. No jogo contra o Botafogo, foi Rafinha quem errou, remontando para a torcida alviverde o drama da final do Campeonato Paranaense, quando Reginaldo Nascimento e Luís Carlos Capixaba perderam pênaltis na decisão com o Atlético.

Foi a segunda vez que Rafinha foi incumbido de fazer a cobrança de uma penalidade máxima. Na primeira, na vitória de 4×2 sobre o Fluminense, ele converteu -mas, como sempre, o que ficou foi o erro, mais recente. "É triste, mas acontece. Cobrei como treino e o goleiro defendeu. Se houver outra oportunidade, não vou fugir, vou lá cobrar", garante o lateral-direito.

O cobrador oficial do Coritiba é o centroavante Tiago, que já marcou dois gols de pênalti neste Brasileiro – contra Paraná e Paysandu. E ele só não cobrou contra o Botafogo porque estava pressionado pela torcida e também por ter entrado no segundo tempo. Além dele e de Rafinha, Miranda é outro que figura na ?lista? de batedores.

Cuca mexe só o necessário

Cuca avisou ainda antes do jogo contra o Botafogo – não adianta ficar fazendo alterações a granel. Por isso, o Coritiba que enfrenta o Cruzeiro, amanhã, às 20h30, no Mineirão, será quase o mesmo que iniciou a partida de domingo passado. De novidade, o retorno de Márcio Egídio, que ocupa a vaga no meio-de-campo que era de Reginaldo Nascimento – o capitão coxa volta para a zaga no lugar do suspenso Miranda.

O técnico alviverde sabe que não teria muito tempo para realizar profundas alterações na equipe. E, para ele, nem seria o caso, já que aprovou a atuação do Coxa contra o Botafogo. A partir de agora, serão dezesseis rodadas em nove semanas. "Este será o período mais importante do Campeonato Brasileiro. Quem render bem agora terá muita vantagem lá na frente", avisa Cuca.

Para o técnico, o time precisará manter as virtudes apresentadas contra os cariocas. "Acho que o time rendeu bem, teve qualidade para criar jogadas, mas não teve tranqüilidade para concluir. Se nós fizermos uma partida tão boa quanto no domingo, certamente teremos tudo para vencer. É só ter paciência na hora da conclusão", resume.

No único treino tático antes da partida com o Cruzeiro, Cuca recolocou Márcio Egídio na equipe. O treinador alviverde disse, semana passada, que chegaria o momento em que Egídio (que tinha perdido a posição para Reginaldo Nascimento) atuaria ao lado do capitão. Na verdade, Nascimento será o companheiro de Flávio. "Não tem problema, porque nós jogamos juntos. E é importante contar com um jogador como ele ao meu lado, porque vai ajudar a orientar o restante do time", comenta Flávio.

A intenção é reforçar a marcação da equipe – daí a entrada do ?rottweiler? Márcio Egídio. Mas todo o time será orientado a ajudar, mesmo o atacante Alexandre e os meias Caio e Marquinhos, que serão os jogadores mais avançados do meio-de-campo. "Temos que ajudar, porque isto pode ser fundamental para a nossa vitória", confirma o camisa 11 do Coxa. "Eles não precisam marcar muito, mas podem roubar uma bola e fazer um gol no contra-ataque", explica o treinador. E se os jogadores de frente vão ficar mais adiantados, todo o time virá junto. "Em uma partida como essa, precisamos estar compactos para chegar com força na frente", afirma.

Até porque o Coxa sofre com a falta de gols. E isto acontece até nos treinos – ontem, o time titular só marcou após perder seis oportunidades claras. "Existe a ansiedade sempre. A gente perdeu a primeira, a segunda, a terceira, e só foi marcar depois. Mas quando fizemos um gol, logo saiu o segundo. É esta paciência que a equipe precisa ter", finaliza Cuca.

Contrato O único jogador do Coritiba com contrato a vencer antes do final do ano é o meia Reginaldo Vital. Ele ainda não foi procurado para renovar seu vínculo com o clube, que expira em 15 de agosto. Segundo a direção de futebol do Coxa, Vital interessa e vai ser procurado para acertar novo contrato.

Viagem A delegação alviverde deixa o Couto Pereira às 6h30, seguindo para o Aeroporto Afonso Pena. A viagem para Belo Horizonte está marcada para as 8h20, e os jogadores vão realizar um treinamento à tarde na Vila Olímpica, centro de treinamentos do Atlético-MG.

Voltar ao topo