Ministro do Esporte elogia campanha olímpica do Brasil

O ministro do Esporte, Orlando Silva, elogiou a campanha da delegação brasileira na Olimpíada de Pequim. Para ele, o País teve um bom desempenho nos Jogos, apesar de ter ficado abaixo do recorde de medalhas de ouro, foram três, contra as cinco de Atenas, há quatro anos

“A participação do Brasil em Pequim foi boa. Estivemos duas vezes mais nas disputas finais (38), levamos a maior delegação da nossa história olímpica (277), batemos o número recorde de participação feminina (132) e houve a pulverização das modalidades (32). Estamos deixando a monocultura do esporte: não somos só o país do futebol”, disse o ministro, durante a abertura do 1º Seminário Nacional da Lei do Incentivo ao Esporte.

A delegação brasileira voltou de Pequim com três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze. O desempenho é o segundo melhor do País na história e deixa o País na 23ª posição do quadro de medalhas.

Também nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “razoável” o desempenho dos atletas brasileiros, e disse estar decepcionado com o futebol masculino, que mais uma vez voltou de uma Olimpíada sem a medalha de ouro.