Meninas batem alemãs no GP

Tóquio – A seleção brasileira feminina de vôlei começou com vitória no Grand Prix 2002. Na madrugada de ontem, o Brasil venceu a Alemanha por 3 sets a 2, parciais de 25/19, 25/22, 19/25, 19/25 e 15/08, em 1h48 de jogo, no Yoyogi Stadium. Luciana foi o destaque do Brasil, sendo a maior pontuadora da partida, com 26 pontos.

A seleção brasileira dominou o placar do primeiro set desde o início. Com as principais jogadas alemãs bem marcadas, imprimindo um forte ritmo do início ao fim.

O segundo set começou mais equilibrado. Mas, aos poucos, as brasileiras passaram a forçar o saque o que desestruturou a recepção alemã. A defesa manteve-se regular e ajudou o time brasileiro a chegar à vitória na segunda parcial, embora as germânicas tenham esboçado uma reação no fim da parcial.

A Alemanha voltou para o terceiro disposta a não entregar a vitória. Com Bouagaa se destacando no saque e no ataque e com o bloqueio entrando em ação, o time alemão saiu em vantagem. A equipe brasileira sentiu a desvantagem no placar e cedeu muitos pontos em erros. O técnico Marco Aurélio Motta ainda fez a inversão do cinco em um, colocando Arlene e Fabiana Berto, no lugar de Marcelle e Luciana, e também substituiu Paula por Sheilla.

Com as alterações, o Brasil reduziu a vantagem, mas foi a Alemanha quem fechou a parcial, entrando embalada no quarto set, o qual venceu com tranquilidade, levando a decisão para o tie-break.

O bloqueio brasileiro fez a diferença no quinto e decisivo set. Na rede, Karin dominou. O Brasil esteve bem na defesa, o que facilitou o bom desempenho nos contra-ataques.

Desafio contra o “rápido? Japão

Tóquio – Enfrentar uma equipe asiática não é tarefa das mais simples para a seleção brasileira feminina de vôlei devido à diferença de estilos entre as duas equipes. E jogar contra a velocidade japonesa, em Tóquio, faz com que a dificuldade aumente ainda mais. É neste clima que Brasil e Japão se enfrentam a partir das 4h (de Brasília) de amanhã, no Yoyogi Stadium, pela 3.ª rodada do grupo A do Grand Prix, com transmissão da Sportv.

Este ano, as equipes já se enfrentaram duas vezes, ambos os jogos na Montreux Volley Masters, na Suíça, no início de junho. E a seleção brasileira levou a melhor em ambas: 3 sets a 2 e 3 a 1. O Brasil terminou na quinta colocação do torneio, e as japonesas em sexto.

Voltar ao topo