Maurício Cardoso pode retornar ao Coritiba e ajudar Tonico Xavier

Os jogadores pediram, parte da torcida pediu e a diretoria do Coritiba está disposta a trazer de volta um dos principais artífices da vitoriosa campanha do ano passado. Como o time ainda não engrenou em 2008 e o futebol está concentrado muito no coordenador Tonico Xavier, Maurício Cardoso poderá ser anunciado nos próximos dias para voltar a ser o supervisor da equipe e fazer o elo entre o elenco e os dirigentes. Adorado pelos boleiros e tratado como um pai ou ?Vô Coxa?, o profissional foi o braço direito de João Carlos Vialle no ano passado e está disposto a voltar.

?Houve uma sondagem e se me procurarem vamos conversar. Estou aí, sou coxa-branca e estou disposto a ajudar?, revela Cardoso.
De acordo com ele, muitos conselheiros gostariam que ele voltasse ao Alto da Glória. ?No jantar do Jairo, muita gente foi conversar comigo.
Os jogadores também têm me ligado bastante e pedido a minha volta?, diz o supervisor campeão da Segundona no ano passado. A chegada dele não entraria em conflito com Odivonsir Frega, que vem acumulando funções e voltaria a se dedicar somente à administração do Centro de Treinamentos da Graciosa.

Por isso, a aproximação pode acontecer sem problemas e Cardoso se tornar o principal apoio do coordenador de futebol. ?Nunca tive problemas com o Tonico. Conheço ele mais de vista. Não tenho vaidade e fujo de aparecer, de entrevistas, para trabalhar na minha área, para evitar confusões?, garante. Assim, nem a diabetes (principal motivo da saída no ano passado) atrapalharia a volta este ano. ?Quando saí não estava bem de saúde, mas me recuperei nas férias. Eu preciso me cuidar um pouco, mas este ano não vai ter o mesmo nível de estresse do ano passado?, aposta Cardoso.

Além de cuidar de toda a logística do time e enfrentar a pressão diária pela volta à Série A, o supervisor ainda fazia as vezes de pai, mãe, irmão e conselheiro dos jogadores. Muitos deles sem nenhum parente na cidade e precisando de alguém para conversar.
?Eu vivia o clube 24 horas por dia?, relembra Cardoso, que já retornou de Balneário Camboriú e está na cidade retomando as atividades particulares. A reportagem tentou um contato com o clube para confirmar a sondagem, mas nenhum dirigente foi encontrado.

Encontro – A diretoria do Coritiba já entrou em contato com o presidente da Império Alviverde, o Papagaio, e avisou que uma conversa entre as partes será programada para os próximos dias. Enquanto isso, a entidade convoca seus integrantes para uma reunião geral amanhã às 15h.

Solidariedade – Hoje, a Império faz uma entrega de material escolar arrecadado para a Acridas (Associação Cristã de Assistência Social). Às 14h, os torcedores estarão na sede da associação na Rua Eduardo Geronasso, 1782 no Bacacheri. De acordo com Papagaio, foram selecionadas 11 organizações para receberem os donativos.

Excursão – Quem quiser acompanhar o Coritiba em Cianorte poderá viajar com a Império. Sócios pagam R$ 60 e não-sócios R$ 65. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 41 3253 7148.

Rescisão – O atacante Dinei, que só tinha mais um mês de contrato, encerrou o vínculo com o Coritiba e assinou contrato com o Veranópolis, onde já tinha atuado no ano passado.

Silvy pode estrear domingo

Foto: Arquivo

Tiago Bernardi também pode pintar no time.

O Coritiba finalmente apresenta hoje o recém contratado Thiago Silvy e ele já poderá estrear contra o Cianorte. Como o atleta fez pré-temporada e vinha atuando pelo Sertãozinho, passou os últimos dias trabalhando no CT da Graciosa e já está regularizado no BID da CBF, só depende da vontade do técnico Dorival Júnior para enfrentar o Leão do Vale. Como o treinador não gostou da apresentação ofensiva da equipe contra a Tuna Luso, mudanças deverão acontecer. O confronto válido pelo Campeonato Paranaense está programado para as 16h de domingo, no Albino Turbay.

Além de Silvy, quem também poderá estrear é Tiago Bernardi, que também já está com a papelada regularizada. Como Nenê foi expulso contra o Paraná Clube e terá que cumprir a suspensão, o atleta poderá entrar na equipe atuando na defesa, já que joga como volante ou zagueiro. Outra mudança poderá acontecer na meia, caso Douglas Silva não possa atuar. No Mangueirão, ele torceu o tornozelo direito. Em princípio, o caso não é grave. No restante da equipe, nenhuma mudança e Keirrison deve continuar fora.

Tudo isso, no entanto, será definido no trabalho programado para as 15h30 no CT da Graciosa. Ontem, a delegação embarcou em Belém por volta do meio-dia, hora local, e só chegou em Curitiba no início da noite.

Cianorte atrás da reabilitação

Depois de perder para o Adap Galo no domingo por 3 a 2, o Cianorte quer a recuperação na partida de domingo com o Coritiba. Para tanto, o técnico Cláudio Tencati promove hoje o coletivo apronto e já deve definir a equipe para pegar o Alviverde. O treinador tem dois problemas para resolver. O volante Vágson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática. No lugar dele, a tendência é que Dill ganhe uma oportunidade. Já no ataque, Marquinhos está entregue ao departamento médico e é dúvida. Se ele não puder atuar, Tencati deverá escolher o substituto entre Edu Gaúcho, Neilson e Zanetti. O treinamento de hoje está programado para as 16h no gramado do Estádio Albino Turbay. A expectativa em Cianorte é de estádio cheio no encontro do Leão do Vale com o Coxa.

Barrionuevo não advoga contra o Coxa

O advogado Fernando Barrionuevo, do escritório de Giovani Gionédis, disse ontem que irá abrir mão de defender a Massa Sports na ação movida pelo Coritiba referente ao atacante Keirrison.

Barrionuevo declarou a emissoras de rádio de Curitiba que se sentiria impedido ?eticamente? caso fosse convocado a defender uma empresa contra o Coxa, pelo fato de trabalhar para o ex-presidente do clube. O Alviverde ajuizou ação na 19.ª Vara Cível pedindo a ampliação de 20% para 100% da fatia que lhe cabe sobre os direitos federativos de Keirrison.

Barrionuevo é o advogado da Massa em ação ajuizada contra o Astral. A empresa contesta a compra de 40% dos direitos econômicos do atacante pelo Astral (clube amador de Curitiba) junto ao Cene-MS (clube que revelou Keirrison), alegando que tinha a preferência na transação. Através de liminar na mesma 19.ª Vara Cível, a Massa conseguiu impedir temporariamente a negociação Cene-Astral. Além destes 40% em disputa, a Massa detém outros 40% do ?passe? do jogador, e o Coritiba, os 20% restantes.

O Coxa, porém, deve entrar com pedido de intervenção na ação da Massa contra o Astral, na qualidade de terceiro prejudicado. Neste caso, Barrionuevo teria que renunciar ao caso para cumprir a promessa de não defender seu cliente contra o clube em que trabalhou.

Voltar ao topo