Manchester goleia e vai decidir Liga contra o Barcelona

Com dois gols do brasileiro Anderson, o Manchester United confirmou nesta quarta-feira que será o adversário do Barcelona na grande final da Liga dos Campeões. Mesmo com um time quase só de reservas e poupando Rooney até do banco de reservas, o time de Alex Ferguson goleou o Schalke 04, em Old Trafford, por 4 a 1.

Assim, Barcelona e Manchester United vão repetir no dia 28 de maio, em Wembley, a decisão da Liga dos Campeões de duas temporadas atrás. Na ocasião, o Barcelona venceu por 2 a 0 no Estádio Olímpico de Roma e ficou com o título da principal competição interclubes da Europa.

Tanto Barcelona quanto Manchester irão atrás do seu quarto título na competição, para se igualarem a Bayern de Munique e Ajax, ficando atrás apenas de Liverpool (5 conquistas), Milan (7) e Real Madrid, o maior campeão do torneio, com nove taças.

Antes de decidir a Liga dos Campeões, porém, o Manchester tem pela frente a reta final do Campeonato Inglês, com mais quatro rodadas. Na próxima, já no sábado, o líder da competição faz uma final antecipada contra o Chelsea, que está três pontos atrás na classificação. E foi pensando nesse jogo que Ferguson decidiu poupar seus titulares contra o Schalke.

Como havia vencido por 2 a 0 na Alemanha, podia até perder por um gol de diferença, tendo a tranquilidade de jogar com reservas. Chance para que até Owen entrasse em campo, no segundo tempo. Rafael e Anderson começaram jogando sob os olhares de Guardiola, presente ao Old Trafford.

O Manchester abriu o placar em casa aos 25 minutos, com Valencia, que recebeu de Gibson para tocar na saída de Neuer e marcar. O goleiro, um dos destaques do time alemão – sondado inclusive pelo United -, falhou no segundo gol, marcado por Gibson, com uma pancada de fora da área.

Para dar um mínimo de emoção, o Schalke até descontou, aos 33 minutos, com Jurado. A reação, porém, durou pouco. Com amplo domínio na segunda etapa, o Manchester ampliou aos 26, com Anderson. O brasileiro recebeu de Nani, tropeçou, caiu, levantou, girou e tocou no canto de Neuer para fazer o terceiro.

E foi de Anderson também o gol que fechou a contagem. Valencia lançou Berbatov à direita da área e o búlgaro só rolou para o meio, onde estava, livre, o brasileiro, que só teve o trabalho de balançar as redes.