Luxemburgo volta hoje ao Santos

Santos – Vanderlei Luxemburgo assume às 11 horas de hoje o comando técnico do Santos, em sua terceira passagem pela Vila Belmiro. Com sua apresentação, os dirigentes esperam concluir logo a contratação de reforços para que no dia 3 de janeiro o grupo completo inicie a pré-temporada.

O novo treinador assume desta vez em condições bem diferentes. Vai ganhar um salário em torno de R$ 400 mil e terá liberdade para contratar e dispensar jogadores. Mais: ele volta com o CT Rei Pelé completo, depois da construção do Hotel Recanto dos Alvinegros, que irá hospedar os atletas nas pré-temporadas e concentrações. Essa era uma das exigências de Luxemburgo no contrato feito em 2004 e o Santos conseguiu realizar a obra no ano de ausência do técnico.

As duas saídas de Luxa foram polêmicas. Em 1997, ele assinou contrato de três anos, prazo muito elogiado pelo treinador porque iria permitir um planejamento rigoroso e um trabalho a longo prazo. Os santistas, que tinham sido vice-campeões dois anos antes, pretendiam iniciar sob seu comando uma fase mais profissional no futebol do clube.

No fim do primeiro ano de contrato, entretanto, Luxa aceitou proposta do Corinthians e se transferiu para o Parque São Jorge, provocando grande revolta entre os torcedores santistas. Em 2004 ele substituiu Emerson Leão, que havia se desgastado com a desclassificação na Libertadores. O novo treinador conseguiu arrumar o time, asicamente o mesmo que havia conquistado o título brasileiro em 2002, e o Santos foi novamente campeão.

Logo depois das comemorações, clube e técnico chegaram a um novo acordo e o trabalho de montagem do time de 2005 foi iniciado. Durou poucos dias, já que Luxa recebeu a proposta de seus sonhos: dirigir o Real Madrid. Procurou então o presidente Marcelo Teixeira e pediu sua liberação sem o pagamento da multa prevista. O dirigente não teve como não concordar e o treinador prometeu dar prioridade para o Santos quando retornasse ao Brasil.

Luxa ficou 11 meses na Espanha e foi demitido este mês.

Voltar ao topo