Luís Fabiano substitui Ronaldinho Gaúcho na seleção

Teresópolis – O Brasil terá um grande desfalque para a partida contra a Argentina, amanhã, no Mineirão, em Belo Horizonte. Ronaldinho Gaúcho sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e já está vetado pelos médicos da seleção.

Ele, inclusive, é dúvida para o jogo de domingo, contra o Chile, em Santiago, também pelas Eliminatórias da Copa.

A bruxa anda solta mesmo na seleção. Afinal, o goleiro Marcos já tinha sido cortado, após lesão no punho – Júlio César foi chamado para o seu lugar. E, além de Ronaldinho Gaúcho, o zagueiro Luisão sentiu dores musculares na coxa direita após o treino de domingo, em Teresópolis, e está fora do confronto com a Argentina.

O caso de Luisão não preocupa tanto o técnico Carlos Alberto Parreira porque ele seria reserva da dupla Roque Júnior e Juan. Mas Ronaldinho Gaúcho é titular absoluto e um dos destaques do time brasileiro. Após sentirem as dores, ao final do treino coletivo de domingo, os dois já começaram tratamento intensivo. Ontem ainda, já em Belo Horizonte, para onde a seleção seguiu à tarde, eles passaram por novos exames e podem até ser cortados.

“Os dois estão no mesmo grau de preocupação. As dores musculares seguidas de lesão são bastante compatíveis com o final da temporada”, afirmou o médico da seleção, José Luiz Runco.

No treino da manhã, na Granja Comary, Parreira começou a testar o substituto de Ronaldinho Gaúcho. O atacante Luís Fabiano ganhou uma chance, mas o meia Alex também estava na disputa pela vaga.

Luís Fabiano joga

Mas Parreira foi rápido para confirmar o novo titular. Em poucos minutos de treino Luís Fabiano foi o escolhido para formar o ataque com Ronaldo no grande clássico das Eliminatórias da Copa.

No treino coletivo de ontem de manhã, ainda na Granja Comary, em Teresópolis, antes do embarque da seleção para Belo Horizonte, Parreira testou esse novo time. Assim, os titulares serão Dida; Cafu, Juan, Roque Júnior e Roberto Carlos; Edmílson, Juninho Pernambucano, Zé Roberto e Kaká; Ronaldo e Luís Fabiano.

Enquanto isso, Ronaldinho Gaúcho ainda corre risco de ser cortado. Ele fez exames em Belo Horizonte para saber se terá condições de enfrentar o Chile, domingo, em Santiago. Mesma situação vive o zagueiro Luisão, outro que sofreu contusão muscular no treino de ontem.

Roberto Carlos define seu futuro

Rio –

Até o final desta semana, o lateral-esquerdo Roberto Carlos deverá informar oficialmente sua transferência do Real Madrid para o Chelsea. O advogado do jogador, Marcos Motta, está na Espanha para se reunir com os dirigentes do time espanhol e decidir o futuro do atleta.

Motta afirmou que o atleta vai optar pela proposta mais vantajosa, descartando a possibilidade do “sentimentalismo” fazer com que ele permaneça no Real Madrid. Motta viajou na sexta-feira para a Espanha e a reunião ainda não aconteceu, porque o advogado recebeu um telefonema da diretoria do clube espanhol informando que o presidente Florentino Pérez deseja participar da negociação final.

“A única certeza que tenho é que o próximo contrato do Roberto será o melhor de sua carreira. Pode ser com o Real ou com qualquer outro clube. Embora goste muito do Real Madrid, o jogador vai agir profissionalmente”, afirmou Motta. “A relação do Roberto Carlos com os dirigentes do Real Madrid sempre foi boa e acredito que chegaremos a uma decisão de consenso, mesmo que esta decisão seja a rescisão de seu contrato.”

Para ficar com Roberto Carlos, o Chelsea esta disposto a pagar a multa rescisória do contrato, que expira em julho de 2005, além de ter oferecido ao atleta uma proposta salarial de cerca de 6 milhões de euros anuais, por quatro temporadas. A certeza de que o jogador está se despedindo do Real Madrid está nos indícios que o clube espanhol vem demonstrando ultimamente.

O presidente do Real já declarou “não desejar que permaneça no clube algum jogador com dúvidas”. Além disso, ele já está em contatos com outros jogadores para a posição, como o camaronês Thimotée Atouba, do Bâle, na Suíça, além do espanhol Juanfran, do Celta.

Mas, apesar das recentes declarações, o presidente do Real já ensaiou um outro discurso ante os torcedores espanhóis. Florentino Pérez enfatizou seu desejo de que o jogador permaneça no clube. “Ainda falta um ano de contrato para o Roberto e ele vai cumprir”, disse Pérez.

Ronaldinho e Luisão são cortados

Belo Horizonte –

O zagueiro Luisão e o meia Ronaldinho Gaúcho foram cortados da seleção. O anúncio foi feito pelo médico José Luiz Runco, ontem à noite, em Belo Horizonte.

Os jogadores foram submetidos a exame de ressonância magnética no qual se constatou lesão muscular na coxa direita de Luisão e na coxa esquerda de Ronaldinho. O diagnóstico também prevê um período de sete a dez dias de tratamento.

Parreira não vai convocar nenhum jogador para substituí-los nos jogos contra Argentina, amanhã, e domingo, contra o Chile, em Santiago.

Marcelo Bielsa promete Argentina no ataque amanhã

Buenos Aires –

“Mais importante do que tentar ganhar é evitar perder.” Com estas palavras, o técnico da seleção argentina de futebol, Marcelo Bielsa, deu o tom psicológico que toma conta do time que amanhã enfrenta a seleção brasileira em Belo Horizonte.

Bielsa disse que uma vitória sobre o Brasil – mais do que pontos na classificação – servirá para recuperar o ânimo dos jogadores, além de resgatar a confiança perdida com a torcida.

Durante uma coletiva de imprensa, Bielsa disse que o Brasil é um “rival clássico” da Argentina. Além disso, o técnico argentino disse que a seleção brasileira de forma alguma pode ser subestimada.

A saída de Ronaldinho Gaúcho, celebrada por torcedores argentinos como uma perda da potência brasileira, foi relativizada por Bielsa. Segundo o técnico, a ausência de Ronaldinho – que definiu como um jogador de “grande peso” – seria substituído por alguém à altura.

Quando foi informado por um jornalista de que o homem no lugar do gaúcho do Barcelona seria Luís Fabiano, comentou: “Estão vendo? Confere com o que acabo de dizer. Um deles é um jogador de maior armação e o outro, de maior contundência”.

Sobre os jogadores argentinos, não quis falar. Bielsa somente confirmou um jogador: Pablo Cavallero, que será o goleiro.

Ataque

Bielsa sustentou que espera que no caso de vitória sobre o Brasil, este jogo sirva como “um golpe de credibilidade” para a criticada seleção argentina.

Para vencer, sua estratégia será a de atacar, aproveitando o que considera uma fraqueza do lado brasileiro: a defesa. “O Brasil é um time que prioriza tudo o que é vinculado ao ataque. Dá mais atenção às funções criativas do que à recuperação da bola. Talvez isso gere uma descompensação defensiva.”

Segundo Bielsa, a missão do time argentino será o de “ir atrás do jogo, ser os protagonistas”. “Não ignoramos o potencial do rival, mas também achamos que temos força e acreditamos nessas possibilidades. O Brasil é um time que se sente mais confortável atacando do que defendendo. Por isso é mais recomendável atacar do que defender-se do Brasil.”

Voltar ao topo