Londrina volta a jogar no Estádio do Café

Depois de mais de cinco meses de ostracismo e uma série de divergências entre a prefeitura londrinense, entidades de vistoria e Federação Paranaense de Futebol (FPF), o Estádio do Café voltará a ser palco de partidas oficiais.

Finalmente jogando em casa, amanhã, às 16h, o Londrina vai receber o líder Sport Campo Mourão, pela 4.ª rodada da Divisão de Acesso do Paranaense 2010. Apesar da capacidade original suportar 31 mil pessoas, o maior estádio do interior está liberado apenas para este final de semana com obrigatoriedade de público inferior a 4 mil.

“Fizemos (FPF) um acordo com Bombeiros e PM para liberar o Café apenas para domingo. Ainda assim, os torcedores poderão ficar apenas abaixo das cadeiras cobertas”, disse o diretor de vistorias da Federação Paranaense de Futebol, Reginaldo Cordeiro.

Por causa do veto aos jogos anteriores na Divisão de Acesso e também na Copa do Brasil, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), acusou a FPF de perseguir o futebol do interior.

Em coletiva, disse que historicamente os clubes da região são prejudicados em nome da soberania do futebol curitibano. O político chegou a citar uma partida ocorrida em dezembro de 2009 criticar a federação.

Na ocasião, cerca de 20 mil não encontraram problemas quando foram até o Café ver uma partida entre um combinado de estrelas como Rafinha (Schalke 04), Elber (ex-Bayer Munique), Miranda (São Paulo), Alan (Fluminense) e Heber Roberto Lopes.

No entanto, cabe a comissão de vistorias da FPF apenas a liberar os estádios após apresentação de quatro laudos técnicos. A Fundação de Esportes de Londrina não encontrou dificuldades para conseguir os de arquitetura e vigilância sanitária.

Em compensação, Bombeiros e Polícia Militar (PM), que não viram problemas ao liberar partidas do Corinthians no Estádio do Café em 2008 e 2009, impuseram uma série de empecilhos para que LEC e Lusinha pudessem atuar no local -o que fez com que a dupla fosse obrigada a se deslocar temporariamente até Paranavaí, 180 quilômetros distantes. Ao falar sobre as declarações do prefeito londrinense, Reginaldo Cordeiro deu sua versão. “Ele foi muito infeliz”.

Outros jogos

A 4.ª rodada da Segundona paranaense começa hoje com Roma x Cascavel, às 20h, em Apucarana. Amanhã, além de Londrina x Sport, o Pato Branco recebe o São José, às 15h15.

O Arapongas vai até Francisco Beltrão enfrentar o time da casa e o Foz do Iguaçu joga em casa contra a Portuguesa Londrinense. Todos esses jogos ocorrem às 15h30.