Londrina retorna à elite do futebol paranaense

A tradição de uma das maiores equipes do Paraná parece estar ressurgindo. No último domingo, o Londrina deu o primeiro passo para voltar a ser um dos grandes do futebol estadual.

A vitória de 1 x 0 diante do Nacional, em Rolândia, traz muito mais significados que um simples retorno à primeira divisão do Paranaense. O inicio do calvário começou em 2004, quando o Tubarão foi rebaixado para a Série C do Brasileiro.

Em 2009, o maior trauma da história do clube: o rebaixamento para a Segundona estadual. Em 2010, o time não se classificou para a 2.ª fase do Acesso. Mas o que parecia não ter mais fim acabou no domingo.

Em 2011, a parceria com a SM Sports trouxe o primeiro bom resultado: o retorno à elite estadual. A busca agora passa a ser o título da Segundona, que coroaria uma campanha quase perfeita, 13 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.

Trabalho duro

Foram anos para qualquer torcedor do Londrina apagar da memória. “Só de saber que já conquistamos a vaga é um alivio. Tiramos um peso das costas”, destaca o presidente do Tubarão, Claudio Canuto.

Mas o fato não mascara o trabalho que falta para reerguer o clube. “Ainda temos muitos problemas para resolver. Temos muitas dívidas. Mas estamos administrando isso em parceria com a SM Sports e colhendo os frutos de um trabalho organizado e sério”, avaliou.

As metas vêm sendo alcançadas e o sonho do presidente é grande. “Temos um projeto de dez anos com a SM Sports. Esperamos que no segundo ano façamos um bom Paranaense, para disputar a Série D e voltar ao cenário nacional”, projeta.

Planejando 2012

O ano ainda não acabou, mas o planejamento para 2012 já vai começar. A palavra de Sergio Malucelli, da parceira SM Sports, é de que o Tubarão não vem para ser um coadjuvante na elite do estadual.

“Posso adiantar que o Londrina vem forte. Isso eu tenho certeza. Vamos montar um time competitivo, para brigar pelo título. Temos tradição, uma excelente torcida e uma camisa que tem peso”, conclui.