Londrina bate Avaí e sobrevive na Série B

O Londrina ainda sonha com um lugar na semifinal do campeonato brasileiro da Série B. Ontem o Tubarão derrotou o Avaí, por 2 x 0 e pulou quatro posições na tabela, passando da 16.ª para a 12.ª colocação. Mas para prosseguir na competição, o time paranaense terá que vencer os jogos finais da primeira fase (Marília, fora, e Santa Cruz, em casa) e ainda esperar ajuda de outros resultados.

Desesperado por uma vitória, o Londrina pressionou já de saída e marcou o primeiro, num cabeceio de Anderson Lobão, aos 16?. Aproveitando um cruzamento do lateral-esquerdo Fabinho, o atacante se igualou a Marcelo Silva na artilharia do Tubarão na Série B, com nove gols.

A vantagem, contudo, fez o Tubarão abrir espaço para o Avaí. Aos 25, o volante Daniel Rossi entrou na área e só não empatou porque o zagueiro Dé aliviou. O goleiro Serginho já estava batido.

A melhora do Avaí preocupou o técnico do Londrina, Mauro Fernandes, que fez a equipe retornar com quatro zagueiros para a etapa final. Dé, Refferson e André Turatto já estavam em campo antes do intervalo. Depois dele, Marcão entrou, substituindo o volante Dário.

O reforço de marcação do Londrina, contudo, não deixou mais calmo o goleiro Serginho, que aos 12? ouviu a torcida gritar seu nome. Não fosse ele, o cabeceio de Éder renderia o empate dos catarinenses.

Mas aos 17?, o Londrina lembrou à torcida e ao adversário quem era o dono da casa. Refferson passou pelos zagueiros do Avaí e tocou para Fabinho, que fez o segundo gol do Tubarão.

O gol de Fabinho desesperou o time de Florianópolis, que se viu entre o correr em desespero ao ataque e ao recurso da falta para conter o Londrina. Duas dessas faltas vitimaram o meia Márcio Alan, aos 33?, e o volante Rocha, aos 35?. Ambos deixaram o campo na maca.

Aos 37?, a torcida aplaudiu Anderson Lobão de pé. Ele viu o goleiro Gustavo adiantado e chutou. A bola passou sobre centímetros da trave. Seria um belo gol.

Quando o árbitro paulista Élcio Paschoal Borborema encerrou o jogo, o Londrina não apenas festejou a vitória, ausente há seis rodadas (4×2 Mogi Mirim), mas a manutenção do sonho de passar 2004 na primeira divisão. É difícil, mas ainda real.

Ficha técnica

Londrina: Serginho; Dé, André Turatto e Refferson; Jamur, Dário (Marcão), Rocha (Júnior Gaúcho), Marcian e Fabinho; Márcio Alan (Gil) e Anderson Lobão. Técnico: Mauro Fernandes. Avaí: Gustavo; Marica (Adão), Marcão, Max Sandro e Maurício; Daniel Rossi (Fantick), Anderson, Joélson (Reinaldo) e Marcelinho; Celso e Éder. Técnico: Jair Pereira. Gols: Anderson Lobão aos 16? do 1.º tempo e Fabinho aos 17? do 2.º. Árbitro: Élcio Paschoal Borborema (SP). Assistentes: José Basileu Gavioli (SP) e Gilson Pereira (PR). Cartões amarelos: Rocha, Maricá, Daniel Rossi, Dé, André Turatto e Maurício. Local: Café (Londrina).

Outro jogo

A Anapolina afastou de vez o fantasma do rebaixamento ao vencer o América-RN por 2 a 1, ontem, pela antepenúltima rodada do brasileiro da Série B. O confronto foi realizado no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis. Com o resultado, os donos da casa assumiram a 16.ª posição e contabilizam 26 pontos. Também garantido na divisão de acesso, o time potiguar cai para a 17.ª, ficando com a mesma pontuação.

No primeiro tempo, a Anapolina abriu o placar com Baiano, aos 25?. O empate do América-RN aconteceu aos 44? com Cristiano. No segundo tempo, Celinho fechou o marcador para o time de Anápolis, aos 25?.

Voltar ao topo