Tabela pronta

Liga Sul-Minas-Rio começa no dia 27 de janeiro com Atlético e Flu

A Liga Sul-Minas-Rio divulgou ontem a tabela da primeira edição da disputa em 2016. O Atlético estreia contra o Fluminense, dia 27 de janeiro (quarta-feira), fora de casa. O Coritiba, por sua vez, joga com o Inter, dia 28 (quinta), também como visitante.

A disputa ocorrerá em cinco datas, de 27 de janeiro a 31 de março, quando ocorrerá a decisão, em partida única. São 12 participantes divididos em três grupos de quatro. Passam para a semifinal os três primeiros colocados e o melhor segundo.

O Furacão está no grupo do Cruzeiro, Criciúma (que pode perder a vaga para a Chapecoense, conforme o ranking da CBF que será divulgado ao final do ano), além do Fluminense. O Rubro-Negro fará apenas uma partida em casa, dia 18/2, contra o representante de Santa Catarina.

O Coxa está no grupo de Grêmio e Avaí, além do Internacional. Da mesma forma que o rival, o Alviverde atuará somente uma vez no Couto Pereira, diante do Avaí, dia 10 de março.

Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Flamengo e Fluminense foram selecionados como cabeças de chave. Por causa disso, farão dois jogos em casa.A

Assembleia

Os clubes filiados à Liga estão tentando impedir a realização da assembleia geral que a CBF marcou para hoje, com o objetivo de dar ou não aval ao torneio que pode ser disputado no primeiro semestre de 2016. Os 15 clubes enviaram notificação à entidade, em que comunicam que a reunião é nula. Assim, na interpretação deles, qualquer que seja a decisão, não terá validade.

A assembleia tem como objetivo apreciar a vinculação da Liga à CBF e aprovar o torneio ao calendário da entidade, que já foi divulgado. De acordo com o advogado Eduardo Carlezzo, que enviou à CBF a notificação, a nulidade se dá pelo fato de que apenas as 27 federações foram convocadas para o encontro.

Isso contraria, na avaliação de Carlezzo, os artigos da Lei Pelé que foram modificados no último mês de agosto pelo Profut, a lei que possibilita o refinanciamento da dívida fiscal dos clubes. A partir de então, as assembleias da CBF têm de contar também com a presença dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Lembrando

A CBF chegou a dar aval à Primeira Liga, nome oficial adotado pelos integrantes da Sul-Minas-Rio. Depois, pressionada por presidentes de federações, voltou atrás e disse ser necessário aprovação em assembleia.

Os membros da Primeira Liga reuniram-se na última sexta-feira, em Belo Horizonte, e decidiram continuar os preparativos para o torneio, independentemente da posição da CBF.

FPF vai valorizar clubes

A Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentou ontem um plano de remodelação da entidade cujo ponto principal é a criação de um ranking para avaliação dos clubes, onde serão analisados gestão das finanças, transparência, uso da categoria de base, desempenho técnico e comportamento da torcida, entre outros itens.

Os clubes da séries A1 e A2 do Campeonato Paulista que tiverem melhor pontuação ganharão um aumento na receita variável, além de manter o fixo da FPF. Em três anos, um clube pode ganhar até 50% a mais em relação ao valor que recebe atualmente da entidade.

O dinheiro virá de novos patrocinadores que a federação tem buscado com o apoio de uma agência de publicidade contratada especialmente para cuidar desse projeto.

Ainda não há uma estimativa de quanto a entidade vai distribuir para os clubes, mas, com o novo aporte financeiro, a entidade busca evitar que os times do Estado sejam atraídos pela recém-criada Liga Sul-Minas-Rio. O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, por exemplo, destacou o aspecto financeiro do Estadual para justificar a sua recusa à nova liga.,

Reforço

Principal nome do Fluminense, o atacante Fred deve ser o grande reforço da equipe para encarar o Palmeiras amanhã, em São Paulo. Depois de dar um susto na partida de ida, o jogador voltou a treinar normalmente ontem e deverá estar em campo no confronto que definirá o classificado para a decisão da Copa do Brasil.

Fred preocupou a torcida no fim do primeiro tempo do duelo de ida, quando caiu errado em uma disputa pelo alto e sofreu torções no pé e no joelho esquerdos. O jogador foi imediatamente retirado de maca, até tentou voltar, mas não teve jeito. 

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo