Líder da segundona tem o pior ataque

O Avaí chegou à liderança da Segundona do Brasileiro, com 19 pontos, apresentando um perfil estranho: tem o pior ataque entre todos os 20 participantes, com apenas oito gols marcados, mas também detém a melhor defesa, com apenas quatro gols sofridos.

Mas as circunstâncias que fizeram deste time líder não param por aí. As suas cinco vitórias foram conquistadas pelo mesmo placar: 1 a 0.

Uma fora (Paulista) e quatro em casa: Vila Nova, Gama, Santo André e Remo. Dos quatro empates que conseguiu, três foram por zero a zero e somente fez dois gols no empate com o Guarani, em Campinas.

A única derrota ocorreu justamente na sua estréia em casa, diante do Sport, por 2 a 1.

Se os números da campanha do Avaí surpreendem, o mesmo não acontece com seu técnico, Vágner Benazzi, que tem um perfil vencedor nesta Série B.

Já subiu com o Gama, em 1999, e com o Figueirense, em 2001.

Esse paulista, de Osasco, de 51 anos, já dirigiu vários clubes no interior de São Paulo, onde tem fama de pé-quente. Ele, porém, prefere manter a cautela. ?Ainda é muito cedo para se fazer previsões. O Avaí, com certeza, vai lutar pelo título e pelo acesso?, diz o técnico, que explica o fato de seu time não marcar tantos gols. ?Nós jogamos sem um matador nato. Nós temos meias, então fica um pouco mais difícil, porém, o importante é o equilíbrio da equipe, porque marcamos oito, mas sofremos apenas quatro gols?, completou.

A liderança do Avaí só foi assegurada após os tropeços de dois times pernambucanos no complemento da 10.ª rodada. O Sport, então líder, caiu em casa diante do CRB, por 2 a 1, enquanto o Náutico, que defendia a segunda posição, perdeu para o Paulista, por 1 a 0, em Jundiaí.

Os paulistas também não vão bem na competição. O mais bem colocado é o Marília, com 15 pontos, mas ?campeão dos empates?, seis até agora, o que lhe vale a 6.ª posição. O Ituano, que perdeu os últimos quatro jogos, continua com 14 pontos, agora em oitavo. Depois vem Guarani (11.º), Paulista (14.º), Santo André (15.º) e por fim a Portuguesa, com apenas oito pontos, na lanterninha.

A competição, porém, está bastante equilibrada.

A diferença do quarto colocado, o Paysandu, com 15 pontos, para o primeiro time fora da zona do rebaixamento, o Vila Nova, com 11 pontos, é de apenas quatro pontos. Se a competição acabasse agora, subiriam para a Série A, pela ordem, Avaí, Sport, Náutico e Paysandu, caindo quatro times para a Série C: Ceará, São Raimundo, Remo e Portuguesa.

A 10.ª rodada, que começou sexta-feira e terminou sábado, derrubou o técnico Abelha, do Remo, que pode ser substituído por Vadão, ex-Ponte Preta.

A competição vai ser paralisada durante a Copa do Mundo, voltando a ser disputada no dia 11 de julho, terça-feira.

Voltar ao topo