Lewis Hamilton vence o GP do Canadá de Fórmula 1

O inglês Lewis Hamilton venceu a primeira prova de F-1 em 2012, ao terminar o GP do Canadá na liderança. O piloto da McLaren foi o sétimo vencedor em sete provas na temporada, o que coloca esta edição em um capítulo especial na história.

Jenson Button (McLaren), Fernando Alonso (Ferrari), Nico Rosberg (Mercedes), Sebastian Vettel (Red Bull), Pastor Maldonado (Williams) e Mark Webber (Red Bull) venceram as seis provas anteriores, respectivamente.

Assim, o Mundial de pilotos segue embolado. Hamilton lidera com 88 pontos. Dois a mais que Alonso e três a mais que Vettel. Hamilton liderou mais da metade da prova, mas para vencer teve de superar um erro dos mecânicos da McLaren na segunda parada nos boxes (na 50ª volta) e o espanhol Fernando Alonso, que liderava a cinco voltas do final.

O pódio no Canadá ainda teve duas surpresas. O francês Romain Grosjean, da Lotus, ficou com o segundo lugar e o mexicano Sergio Perez, da Sauber, foi o terceiro. Vettel, bicampeão da F-1 pela Red Bull, foi o quarto, enquanto Alonso -que perdeu quatro posições nas últimas dez voltas- foi o quinto colocado.

Nico Rosberg (Mercedes), Mark Webber (Red Bull), Kimi Raikkonen (Lotus) e Kamui Kobayashi (Sauber) ficaram com a sexta, sétima, oitava e nona colocação.
Já Felipe Massa, da Ferrari, teve um bom início de prova, mas teve problema logo na sexta volta (ao perder o controle do carro e girar na pista) e não conseguiu brigar pelo pódio. Terminou no décimo posto e, pela terceira vez consecutiva na temporada, pontuou.

Bruno Senna, da Williams, foi apenas o 17ª. Ele teve um desempenho apagado e ficou quase toda a prova entre os últimos. A oitava etapa do Mundial de pilotos será dia 24 de junho, em Valência, com o GP da Europa.