Juventude perde dois mandos e é multado em R$ 200 mil pelo STJD

Rio – Manifestações de racismo no futebol começam a custar caro para os clubes brasileiros. O primeiro punido foi o Juventude. Perdeu dois mandos de campo e ainda vai ter de pagar R$ 200 mil de multa. Na lista de espera dos futuros condenados está o Palmeiras, por causa da atitude de um grupo de torcedores no jogo com o Flamengo, quinta-feira, no Palestra Itália: eles ofenderam o atleta Renato imitando gestos de macaco.

Para os auditores da 4.ª Comissão Disciplinar do STJD, a pena aplicada ontem ao Juventude servirá como exemplo para o futebol brasileiro. Torcedores do clube de Caxias do Sul imitaram macacos na frente do jogador Tinga, durante jogo disputado em 22 de outubro.

Por conta disso, o Juve não poderá atuar em seu estádio, o Alfredo Jaconi, nas partidas contra São Caetano, dia 13, e Goiás, dia 20. ?A pena tem caráter preventivo. Se não houver medidas severas agora, os incidentes podem se tornar incontroláveis?, disse o presidente da 4.ª Comissão, Marcus Basílio.

Ele também deixou claro que o STJD vai pelo menos determinar a abertura de inquérito para apurar a atitude de parte da torcida do Palmeiras, no confronto com o Flamengo. De acordo com Basílio, mesmo que não houvesse o relato do fato na súmula do árbitro e que não existissem imagens de vídeo mostrando o comportamento dos torcedores, ?o caso do Palmeiras já ganhou notoriedade por ter sido divulgado pela imprensa?.

O árbitro Antônio Hora Filho registrou em documento enviado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a manifestação de alguns torcedores palmeirenses, atendendo a um pedido do supervisor do Flamengo, Isaías Tinoco.

O árbitro disse, porém, não ter visto nem ouvido nada a respeito em campo. O meia Renato será convocado para falar ao STJD sobre o ocorrido. A tendência é que o inquérito se transforme em denúncia e que o Palmeiras também perca dois mandos de campo – assim ficaria sem poder atuar no Palestra Itália contra Juve, dia 16, e Fluminense, no encerramento do Brasileiro, dia 4 de dezembro.

Os advogados do Flamengo ainda não sabem se vão recorrer à Justiça esportiva em razão das ofensas racistas que teriam sido proferidas por torcedores palmeirenses.

Zé Carlos

O atleta do Juventude foi punido ontem com 120 dias de suspensão por ter agredido o jogador Rafael Sobis, do Inter, dia 22 de outubro, em Caxias. Mas cabe recurso.

Voltar ao topo