Justiça libera Dênis Marques. Mas a Fifa não

A CBF liberou o atacante Dênis Marques para atuar no campeonato brasileiro, mas o Atlético está com um pé atrás e dificilmente se arriscará a colocar o jogador em campo. Mesmo com um mandado de segurança autorizando o atleta a atuar na competição e com o aval do departamento jurídico da entidade, o clube corre o risco de ser denunciado na Fifa pelos adversários e também ser punido pela associação mundial do esporte. Como o assunto é polêmico, o artilheiro nem viaja para a partida de amanhã contra o Santos.

"Uma vara de Curitiba deu uma liminar para que ele possa jogar pelo Atlético enquanto não for mais irrecorrível a decisão da Fifa", explicou Valed Perry, consultor jurídico da CBF. Dessa maneira, ele diz que a entidade não tem outra alternativa a não ser permitir a presença de Dênis Marques nos jogos do Furacão. "Para a CBF, ele pode jogar", apontou. Isso quer dizer que as súmulas dos jogos do Atlético não serão encaminhadas para o STJD para que o clube seja denunciado.

Fora dos microfones, Perry declarou que dificilmente uma equipe que atue contra o Atlético com Dênis em campo vai deixar de fazer a denúncia na Fifa. Nesse caso, ele não soube informar qual seria a punição ao clube e à própria entidade. A Fifa puniu Dênis Marques com quatro meses de suspensão e US$ 700 mil de multa pelo atacante ter abandonado o Kwait Sporting Club antes do final do contrato.

Por tudo isso, o clube ainda está analisando o posicionamento da CBF, mas ainda não tomou uma posição. Aliás, a única decisão tomada é que, contra o Santos, o atacante não irá atuar. Mais para frente, no entanto, o clube poderá decidir se coloca ele ou não em campo. Os dirigentes temem que que o clube volte a ser bombardeado por setores da imprensa, seja denunciado por todos os adversários e volte a freqüentar o tapetão do STJD.

Independente disso, Dênis diz estar animado com a situação. "Estou mais tranqüilo e quero pensar somente em jogar futebol", disse. Como estava sentindo uma lesão, ele voltou aos treinamentos somente esta semana e garante estar disponível para voltar a atuar. Mesmo assim, como o técnico Edinho Nazareth não o relacionou para a viagem a Santos, sua volta fica adiada para as próximas partidas.

Diego, descarta Timão e segue focado no Atlético

Timão? Que Timão? É claro que o goleiro Diego conhece o Timão e sabe que o clube paulista está procurando um atleta de alto nível para a posição, mas ele voltou a negar qualquer contato com o Corinthians. Segundo ele, o pensamento agora é somente nas disputas do Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América pelo Rubro-Negro. De qualquer forma, o pai e procurador do jogador deixa no ar a possibilidade de uma negociação.

?Não recebi proposta, eu pertenço ao Atlético e quando isso acontecer não vai chegar a mim e sim ao clube primeiro. Eles é que têm que saber o que é melhor para todo mundo?, apontou o arqueiro. Segundo ele, a concentração está toda voltada para a partida contra o Santos. ?Na sequência tem o Corinthians, no meio de semana, tem o jogo pela Libertadores, e esse é o meu único interesse no momento?, destacou.

De acordo com Toni Silva, procurador do atleta, cogitações de outros clubes sempre existem. ?Existem intermediários, empresários, que fazem propostas, mas eles precisam procurar o clube antes?, revelou. Sobre o Corinthians, ele diz que pode até aparecer uma proposta. ?Não posso confirmar, nem desmentir, porque eu não sei o que está acontecendo. O clube é que pode definir essa situação. O que eu posso dizer é que a multa rescisória é muito alta?. Os dirigentes voltaram a descartar essa possibilidade, mas se o clube paulista chegar com dinheiro, as negociações poderão iniciar.

Time

Depois de ganhar alguns ?reforços? do departamento médico, o técnico Edinho Nazareth pode acabar perdendo o zagueiro Baloy. O jogador levou uma pancada na panturrilha direita no treinamento de ontem e é dúvida para a partida de amanhã contra o Santos. Ele foi submetido a um exame de ecografia e hoje o departamento médico terá o resultado e definirá se ele enfrenta o Peixe. Caso ele não possa atuar na Vila Belmiro, partida programada para as 18h10, Durval ganhará a vaga na zaga. Dessa forma, Danilo seria deslocado para a direita e Marcão faria a função de líbero no Rubro-Negro.

Petraglia confirma parceria com o Bugre está a toda

A tão comentada parceria entre Atlético e Guarani finalmente teve uma explicação oficial por parte da diretoria do clube da Baixada. Em Campinas. Após muita insistência e pressão da imprensa local e dos torcedores do Bugre, Mário Celso Petraglia, presidente do conselhor deliberativo do Rubro-Negro, viajou a São Paulo para dizer como funciona o fundo de investimentos internacional que envolve os dois clubes. De quebra, revelou que alguns jogadores poderão voltar para o Brinco de Ouro.

?Investiremos no trabalho com jogadores e no caso de negociações poderemos transferir os jogadores para outros mercados. Infelizmente temos que vender nossos artistas porque o espetáculo por si só não é auto suficiente?, explicou Petraglia às rádios de Campinas. O maior questionamento dos paulistas era saber se o Furacão continuaria tirando atletas do Guarani. ?Não pretendemos levar jogadores para lá. Ficou acertado que os jogadores ficariam no Guarani. Se em conjunto houver interesse tanto do jogador, como do Atlético, como do Guarani, aconteceria a transferência. Mas a principio não tem nada?, apontou.

O dirigente atleticano revelou que é um dos responsáveis pelo fundo de investimento, que envolve Guarani, Atlético e clubes do interior. ?Sou um dos responsáveis do fundo por participar do conselho do fundo. O fundo terá seus executivos que trabalharão para o fundo. Pelo meu problema de saúde algumas negociações foram interrompidas?, disse. Uma dessas, por sinal, deverá ser retomada. O zagueiro Paulo André, inscrito pelo Furacão na Libertadores sem ter sido contratado, está indo para um clube italiano.

Por outro lado, alguns atletas do Guarani que vieram para o CT do Caju e não aprovaram poderão regressar. São os casos do volante Simão, do meia Netinho e do atacante Jônatas. ?O Simão está bem, se adaptando. Infelizmente o Atlético não passa por um momento bom no Campeonato Brasileiro. Precisamos de um grande elenco em quantidade e qualidade e o Simão está compondo nosso elenco e será um grande jogador no futuro. Ele pode até voltar para Campinas?, finalizou. Para a imprensa paranaense, por enquanto, Petraglia continua sem dar entrevistas.

Voltar ao topo