Sem pressão

Juiz de pênalti em Fred será 4º árbitro de jogo na sexta

Responsável por assinalar o polêmico pênalti sobre o atacante Fred na estreia do Brasil na Copa, diante da Croácia, no último dia 12, no Itaquerão, em São Paulo, o japonês Yuichi Nishimura foi escalado pela Fifa nesta quarta-feira como quarto árbitro da partida entre Honduras e Equador, marcada para esta sexta, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Desta forma, o juiz não estará sob pressão neste confronto no qual dará continuidade ao seu trabalho neste Mundial, depois de a Fifa ter descartado a possibilidade de punir Nishimura por causa do sua atuação no jogo de abertura da competição. Naquela ocasião, ele marcou uma suposta falta do croata Lovren sobre Fred, que diz ter sido desequilibrado pelo adversário após o rival apoiar a mão no seu ombro esquerdo quando tentava girar para bater para o gol, depois de ter dominado a bola de costas para a meta adversária.

Em seguida, Neymar bateu o pênalti que garantiu a virada no placar no segundo tempo para o Brasil, que depois ainda faria o terceiro gol com Oscar no final do jogo para definir a vitória por 3 a 1 sobre os croatas.

Escalado como quarto árbitro, Nishimura verá da beira do campo o australiano Benjamin Williams comandar o apito no duelo entre hondurenhos e equatorianos, válido pela segunda rodada do Grupo E. Assim, o japonês estará em um posto de menor importância e prestígio do que o que ganhou ao ser escalado para o jogo de abertura da Copa.

Também nesta quarta-feira, a Fifa confirmou que o holandês Bjorn Kuipers irá comandar a arbitragem do jogo entre Suíça e França, também válido pela segunda rodada do Grupo E, na Arena Fonte Nova, em Salvador, enquanto o chileno Enrique Osses foi escalado para dirigir o apito da partida entre Itália e Costa Rica, na Arena Pernambuco, em Recife, pelo Grupo D. Os dois duelos estão marcados para sexta-feira.