Jovem ensina natação a deficientes

O especialista em Ciências do Movimento, Rodrigo Fernando Mafra Corrêa, 31 anos, funcionário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dedica dois dias por semana para ensinar natação, voluntariamente, a jovens carentes portadores de deficiência visual. As aulas visam melhorar a parte física, a postura, auto-estima e a sociabilização dos alunos especiais. “É gratificante poder ajudar pessoas tão debilitadas em vários sentidos, passando um pouco de experiência profissional e carinho. Meu pagamento vem do sorriso sincero, o amor e a dedicação dos alunos”, destaca Corrêa.

Segundo Rodrigo, as aulas são realizadas de forma individualizada, verbalizada e por meio de contato corporal. A principal dificuldade da natação é que a maioria dos alunos especiais apresenta musculatura atrofiada e problemas nas pernas e colunas. “Com o passar do tempo, o praticante perde o medo e começa a familiarizar-se com a água”, explicou o funcionário da PUC.

O projeto intitulado Visão Esportiva começou em 2000, em São José dos Pinhais. Por falta de apoio da Prefeitura do município, terminou em 2001. Para não deixar os alunos desamparados esportivamente, a partir de março deste ano, Corrêa conseguiu apoio da PUCPR para utilizar o parque aquático da instituição. Atualmente, o projeto faz parte do Clube Esportivo dos Deficientes da Universidade Católica.

Importância

A portadora de deficiência visual Margarete Fátima Brazil, 27 anos, participa do projeto desde o início de 2001. “As aulas de natação melhoraram os problemas respiratórios que possuía e a disposição para as atividades diárias”, testemunhou. E continuou: “Como n ão tenho condições de pagar uma escola de natação, as aulas na PUC são de suma importância. Espero que outros profissionais e instituições ofereçam mais oportunidades esportivas e de lazer para portadores de deficiência”, sugeriu Margarete.

As aulas são ministradas às quartas-feiras, às 11h, e, nos sábados, às 9h, para pessoas com, no mínimo, 1,40 metros de altura, por causa da profundidade da piscina.

Interessados podem obter mais informações pelo telefone (41) 330-1593.

Voltar ao topo