Jogos Colegiais abrem a fase final no Tarumã

Acontece hoje, às 19h, no Ginásio Almir de Almeida, no Tarumã, em Curitiba, a cerimônia de abertura dos Jogos Colegiais do Paraná, fase final. Além do tradicional desfile das escolas que participarão dos jogos, a Secretaria de Educação e a Paraná Esporte; programaram diversas atividades culturais para a ocasião.

A competição terá início no sábado pela manhã em quatro municípios: Curitiba, onde acontecerão as disputas de basquete, futsal, atletismo e xadrez; São José dos Pinhais, com o handebol; Colombo, futebol e com, Campo Largo, o vôlei.

Uma das novidades dos Jogos é a participação de atletas portadores de necessidades especiais que estarão disputando medalhas no basquete, futsal e atletismo, além de realizarem apresentações de ginástica rítmica e desportiva.

A retomada dos Jogos Colegiais foi a principal bandeira do governo Requião para o esporte paranaense neste primeiro ano de mandato. E os números mostram que a aposta foi certa. Só para fase final, estão em Curitiba e Região Metropolitana mais de 12 mil estudantes. Considerando as fases municipais e regionais, a competição envolveu cerca de 300 mil participantes.

O secretário de Educação, Maurício Requião, esteve na abertura dos Jogos Colegiais em cinco regionais do interior do Estado e ficou emocionado ao presenciar os eventos. “Ver estas crianças reunidas pelo esporte realmente emociona. Chego a voltar no tempo e lembrar de quando eu era eu que estava disputando os Jogos Colegiais”, conta o secretário.

Para o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, os Jogos Colegiais fornecem a principal matéria prima para o crescimento do esporte no Paraná. “Estimular o esporte para estas crianças é investir num futuro melhor, com jovens sadios”, diz Gomyde.

Inclusão de atletas especiais

Depois de cinco anos sem a realização dos Jogos Colegiais, a competição retornou com uma novidade: a participação de atletas portadores de necessidades especiais.

As fases regionais aconteceram em seis municípios com participação de cerca de 2 mil atletas. Na fase final, participarão aproximadamente mil estudantes portadores de necessidades especiais vão disputar medalhas e mostrar que o esporte é um dos melhores caminhos para inclusão social.

Para a professora Sueli Maria Orcioli, coordenadora da categoria Portadores de Necessidades Especiais dos Jogos Colegiais, “esta é uma forma de integrar os estudantes portadores de necessidades aos demais, já que as competições ocorrem simultaneamente”, explica ela.

Serão 22 equipes de futebol de salão, seis equipes de basquete masculino e oito feminina, cerca de 500 estudantes no atletismo, 14 alunos de nove escolas que farão apresentações de ginástica rítmica desportiva, e 19 alunos de dez escolas que farão apresentações de ginástica artística. As competições ocorrerão no Colégio Estadual do Paraná, Uniandrade e Centro de Capacitação Esportiva, no Tarumã.

Voltar ao topo