Jogadores da Albânia receberão passaportes diplomáticos após vitória na Eurocopa

Os jogadores da seleção da Albânia vão receber passaportes diplomáticos como reconhecimento pela conquista da primeira vitória da equipe na história da Eurocopa, no último domingo, quando a equipe derrotou a Romênia por 1 a 0, pela rodada final do Grupo A.

O gol marcado por Armando Sadiku, aos 42 minutos da etapa inicial, também foi o primeiro e único da seleção albanesa na Eurocopa – a equipe faz a sua primeira participação no torneio.

“São embaixadores sem passaportes, mas o primeiro-ministro lhes entregará passaportes (diplomáticos)”, informou nesta segunda-feira o presidente da Federação de Futebol da Albânia, Armand Duka.

Em sua primeira Eurocopa, a Albânia ficou em terceiro lugar na sua chave, mas terá que esperar até o fim da fase de grupos para determinar se os três pontos conquistados são suficientes para colocar a sua seleção nas oitavas de final.

Na capital da Albânia, Tirana, e também no Kosovo, onde a metade da equipe tem raízes, as pessoas saíram às ruas para celebrar o triunfo, agitando a bandeira nacional, nas cores vermelha e preta.

Em um gesto simbólico, o governo nacional aprovou uma premiação de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 3,8 milhões) à seleção. “Esse é um campeonato inédito e não teria sido possível sem o 12º jogador, os torcedores rubro-negros que fascinaram a França por seu bom comportamento”, escreveu o primeiro-ministro Edi Rama em seu perfil na rede social Facebook.

Voltar ao topo