Política e futebol

Bolsonaro: torcida organizada do Corinthians “veta” candidato

A Gaviões da Fiel no Pacaembu. Foto: Rodrigo Gianesi

A eleição presidencial continua gerando polêmica no futebol brasileiro. Depois de vários jogadores, entre eles Felipe Melo, do Palmeiras, declararem publicamente apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), agora foi a torcida organizada Gaviões da Fiel, do Corinthians, que se manifestou. Mas ao contrário dos boleiros, a facção afirmou que “gavião não vota em Bolsonaro”. A declaração foi feita pelo presidente da torcida, Rodrigo Gonzalez Tapia, em texto divulgado pelo jornalista Juca Kfouri em seu blog no portal UOL.

+ Entenda: STJD estuda denúncia contra Felipe Melo

Segundo Tapia, a nota foi escrita por conta de torcedores que estariam manifestando em redes sociais seu apoio a Bolsonaro. “Não queria entrar no debate de política”, escreveu o torcedor, complementando que era obrigado a se manifestar por conta do “que a gente carrega na nossa ideologia dentro desses quase 50 anos de história”.

+ Saiba mais: Confira todas as notícias das Eleições 2018!

Em seguida, Rodrigo Tapia elenca fatos que, segundo ele, mostram a posição política histórica da Gaviões. “Você sabe que na nossa fundação, em 1969, vivíamos em plena Ditadura Militar? Você sabe que no período da nossa fundação tínhamos como principal objetivo derrubar um ditador dentro do nosso clube? Você sabe que os nossos fundadores sofreram muita opressão por levantar a bandeira em favor da democracia e dos direitos do povo?”.

+ Mais polêmica: Rita Lee também faz post irônico sobre Bolsonaro

O presidente da Gaviões disse que não aceita que seus sócios votem no candidato que hoje lidera as pesquisas de intenção de voto. “É o seguinte, rapaziada, vocês que apoiam um cara que vai contra todas as nossas ideias e joga no lixo o nosso passado de muitas lutas, por favor, se forem seguir apoiando esse cara, repense sobre sua caminhada dentro da torcida”, escreveu.

+ Confira: Veja a nossa nova tabela do Brasileirão!

Encerrando o texto, o torcedor é direto em repelir a ligação da Gaviões da Fiel com Jair Bolsonaro. “Somos uma torcida que defende os direitos do nosso povo e não podemos deixar que o nosso maior representante seja contra nós e contra tudo aquilo que lutamos”.

Outro lado

No último sábado (15), Felipe Melo dedicou seu gol contra o Bahia ao candidato do PSL. Outros que já manifestaram publicamente o apoio a Bolsonaro são Lucas Moura, do Tottenham, e dois titulares do Corinthians, o meia Jadson e o atacante Roger.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!