Já classificado, Parreira espera semana tranqüila

O técnico Carlos Alberto Parreira espera uma seleção brasileira mais leve e descontraída na apresentação de hoje, em Teresópolis, no início da preparação para os dois últimos jogos das Eliminatórias da Copa – com Bolívia, no domingo, e contra a Venezuela, na próxima quarta. Afinal, o Brasil já está garantido no Mundial de 2006 e joga apenas para cumprir tabela, apesar de ainda brigar com a Argentina pela primeira posição do torneio.

?É mais fácil trabalhar num ambiente assim, as coisas fluem com mais harmonia?, disse Parreira. Até por conta da vaga garantida para a Copa de 2006, a programação da semana da seleção é bem mais branda: treinos somente na parte da tarde, uma mudança com relação às últimas apresentações do grupo em vésperas de compromissos pelas Eliminatórias.

A decisão de treinar somente em um período foi definida pela comissão técnica depois de uma análise sobre a condição física dos atletas – a grande maioria está ainda em início de temporada, disputando as primeiras rodadas dos campeonatos europeus.

Parreira sabe que a fase folgada da seleção não pode servir como desculpa para distrações. Admite que os adversários vão tentar tirar proveito da classificação antecipada do Brasil para conseguir bons resultados. Inclui até mesmo a Bolívia, já fora do Mundial, como perigosa no jogo de domingo, em La Paz. ?Além das circunstâncias, ter de atuar na altitude, o que não nos é favorável, vamos enfrentar uma equipe que precisa vencer para levantar-se diante da torcida.?

A delegação brasileira viaja sábado para a Bolívia em vôo fretado. Logo após a partida, segue para Belém, onde enfrenta a Venezuela no dia 12, encerrando sua participação nas Eliminatórias. Para novembro, a CBF espera marcar dois amistosos: um já está certo, contra os Emirados Árabes. O outro também deverá ser no mundo árabe.

Voltar ao topo