Briga de gigantes

Itália e Uruguai duelam por vaga no ‘grupo da morte’

Itália e Uruguai se enfrentam nesta terça-feira, às 13 horas – provavelmente sob chuva e temperatura mais amena -, para saber qual será o terceiro campeão mundial eliminado na primeira fase (Espanha e Inglaterra são os outros dois). No Grupo D, considerado o “grupo da morte”, o empate mantém a seleção europeia viva, mas a sul-americana vem com o moral alto por causa da vitória sobre os ingleses e confia muito nos gols e na estrela do artilheiro Luis Suárez – o herói do jogo passado.

A partida é encarada como uma final pelos dois lados, que estão acostumados a sofrer para atingir os seus objetivos. Como lembrou o goleiro Buffon no último domingo, a Itália raramente chega à terceira rodada da fase de grupos de um Mundial ou uma Eurocopa já classificada – o normal é ter de suar até o último minuto para se garantir. E o Uruguai precisou da repescagem para assegurar presença nos dois últimos Mundiais.

Decepcionado com o rendimento e atitude dos jogadores na derrota para a Costa Rica no Recife, o técnico italiano Cesare Prandelli fez uma revolução na equipe. Mudou o esquema para o 3-5-2, escalou Darmian e De Sciglio nas alas para ter opção de jogo pelos lados e, em sua aposta mais ousada, resolveu colocar Immobile ao lado de Balotelli – ele havia dito que não via como usar os dois centroavantes ao mesmo tempo.

Immobile é aquele tipo de atacante que procura o gol o tempo todo e não dá sossego para os zagueiros. Nas palavras do treinador, ele dá profundidade ao time por ter presença de área – algo que vivia cobrando de Balotelli.

No Uruguai, a única alteração será a volta do lateral-direito Maxi Pereira, que cumpriu suspensão. Cáceres vai para a esquerda e o são-paulino Alvaro Pereira ficará no banco de reservas. O técnico Óscar Tabárez admite que a Itália é favorita, ainda mais por ter a vantagem do empate, mas confia muito na determinação dos seus jogadores. “Não há espaço para o medo no futebol. Os rapazes têm uma relação muito forte com a camisa da seleção e vão fazer tudo para conseguir a classificação”.