Ipatinga fica no empate com o Flamengo

Com um gol contestado aos 46 minutos do segundo tempo, o Ipatinga se livrou da derrota para o Flamengo e conseguiu o empate por 1 a 1, nesta quarta-feira à noite, em Minas Gerais, na primeira partida pela semifinal da Copa do Brasil.

Com o resultado – por ter deixado escapar a vitória – no segundo confronto, na próxima quinta-feira no Maracanã, o time carioca só terá a vantagem do empate sem gols para permanecer na competição. Uma nova igualdade por um gol levará a decisão à disputa por pênaltis. Quem vencer estará na final.

O Ipatinga começou o primeiro tempo com a postura de dono da casa e impôs seu jogo. Mas, aos poucos, a equipe mineira começou a pecar nas finalizações e não conseguiu repetir as boas atuações que o levaram a esta fase da Copa do Brasil.

Já o Flamengo aceitou o domínio no meio-de-campo, com a intenção de surpreender o adversário em rápidos contra-ataques. Eficiente nas conclusões, o meia Renato foi o primeiro a desperdiçar uma oportunidade de gol ao acertar a bola na trave do goleiro Rodrigo Posso, em cobrança de falta.

E se o Ipatinga pecou nos ataques também demonstrou fragilidade defensiva. Aos 37 minutos, aconteceu o gol rubro-negro. O lateral-direito Leonardo Moura cruzou a bola, a zaga mineira desviou para o meio da área e o atacante Obina, em um chute forte de direita, aproveitou o rebote e deixou o Flamengo com a vantagem parcial.

O gol do Flamengo pareceu ter o efeito de um nocaute nos jogadores do Ipatinga, que no segundo tempo se mostraram anestesiados em campo. A velocidade inicial foi substituída pelo toque de bola e até deu a impressão de que a derrota beneficiava a equipe mineira.

A nova postura do Ipatinga só favoreceu ao Flamengo. A equipe carioca continuou com sua tática de somente contra-atacar e esperou o adversário em seu campo. E, em um lance de sorte, os mineiros empataram o confronto, aos 46 minutos.

A bola foi lançada em direção ao gol do Flamengo, o atacante Camanducaia correu em posição duvidosa de impedimento, não marcado pelo árbitro Héber Roberto Lopes (Fifa-PR), e o volante Júnior tentou cortar a bola. Ela bateu no atleta mineiro e entrou para o gol. Um minuto depois, o volante Dênis, do Ipatinga, ainda desperdiçou a oportunidade de virar o placar ao acertar com um chute a bola na trave.

Ficha técnica

Ipatinga 1 x 1 Flamengo

Gol – Obina, aos 37 minutos do primeiro tempo; Camanducaia, aos 46 minutos do segundo tempo.

Ipatinga – Rodrigo Posso (Thiago Braga); Dênis, Irineu, Teco e Marinho Donizete; Paulinho (Ednei), Jaílton, Leandro Salino e Enrico; Camanducaia e André (Gustavinho). Técnico: Ney Franco.

Flamengo – Diego; Leonardo Moura, Fernando, Renato Silva e Juan; Léo, Jônatas, Júnior, Renato; Obina (Ramirez) e Vinícius Pacheco Técnico: Waldemar Braga.

Juiz – Heber Roberto Lopes (Fifa-PR).

Cartão amarelo – Leonardo Moura, Paulinho e Vinícius Pacheco.

Renda e público – Não divulgados.

Local – Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG).

Voltar ao topo