Henrique é o único titular paranista que restou do elenco

O Paraná Clube iniciará o Campeonato Paranaense, no próximo domingo, às 19h15, frente ao Corinthians-PR, no Durival Britto, com um time quase totalmente reformulado.

O “quase” se deve apenas à presença do ala-esquerdo Henrique, único titular remanescente de 2010. O restante da equipe conta com ex-reservas e uma série de “caras novas”. Oito dos onze reforços contratados devem estrear.

Pelo menos esta é a tendência, após o primeiro coletivo desta pré-temporada. O técnico Roberto Cavalo procurou armar um time veloz e com três jogadores essencialmente ofensivos, mesmo sabendo que neste início de competição o Tricolor irá se deparar com equipes melhor preparadas fisicamente.

Num 4-4-2 – como prometera no ano passado – Cavalo escalou a seguinte equipe: Luís Carlos; Paulo Henrique, Carlinhos, Wellington e Henrique; Alan, Seginho, Taianan e Paulo Matos; Tito e Zé Paulo.

Além de Henrique, o goleiro Luís Carlos e o ala Paulo Henrique já estavam no clube. Luís Carlos, 23 anos, é “cria” do Paraná. Como o clube encontra dificuldades na contratação de um substituto para Juninho, o goleiro deverá “herdar” a camisa 1. Situação parecida com a de Paulo Henrique, 21 anos. O ala, com a transferência de Murilo para o Ceará, também passa a ser a primeira opção para o setor.

Todos os demais estreantes já deverão estar em campo amanhã, no amistoso frente ao Cerro Porteño. No coletivo, Cavalo procurou “jogar” com todas as peças disponíveis.

Na zaga, por exemplo, começou com Carlinhos e Wellington. Depois, deu vez a Onildo e Rafael Vaz. Rápido e com bom sentido de antecipação, Vaz se destacou, inclusive marcando um gol (de cabeça).

Como Luiz Camargo realiza um período de readaptação física, Alan e Serginho formaram a dupla de volantes. Taianan e Paulo Matos ficaram encarregados da ligação, sendo que o último atuou quase como um ponta.

Tito e Zé Paulo formaram a nova dupla de ataque. O técnico, na segunda metade do treino, fez várias mudanças, observando também alguns atletas que passam por teste.

Cavalo define hoje o time do amistoso com o Cerro e que, na teoria, também inicia o Paranaense. Uma equipe com média de idade de 22 anos e composta por atletas desconhecidos, vindos de diversos centros e em busca de projeção.

No Palmeiras?

O destino do garoto Kelvin ainda é incerto. O grupo de empresários que depositaria a multa rescisória não mais se manifestou, mas a diretoria tricolor vem conversando seguidamente com o pai do atleta.

Aquilino Romani confirmou que surgiram duas ofertas “muito boas” para o clube e para o atacante. Uma delas seria do exterior e a outra do Palmeiras. “Como o Kelvin é menor, o pai é quem decidirá onde ele irá jogar”, confirmou o dirigente.

Observações

Ontem, 34 jogadores estiveram em campo no primeiro coletivo do ano. Muitos deles ainda sem contrato, passando por um período de testes. Sete atletas estão sendo avaliados por Roberto Cavalo (Elivélton, Ximba, Juliano, Simão, Ramon, Patrick e Henrique Neris).

Além destes, há a questão envolvendo os atletas da base, como Volpini, Maicon, Davis…Nos próximos dias, o treinador deverá definir aqueles que poderão integrar o elenco paranista para a disputa do Estadual. Este grupo poderá receber novas adesões, já que o time sub-18 encerra amanhã a sua participação da Copa São Paulo de Juniores.