Hélio Castroneves é bicampeão das 500 milhas de Indianápolis

O piloto brasileiro Hélio Castroneves, da Penske, conquistou ontem as 500 milhas de Indianápolis, quinta das 15 provas do Campeonato da Indy Racing League (IRL), disputada no tradicional oval Indianapolis Motor Spedway.

O piloto repetiu seu triunfo do ano passado e desta vez chegou à frente do canadense Paul Tracy e do também brasileiro Felipe Giaffone.

O brasileiro, de 27 anos, se tornou o segundo piloto a ganhar duas corridas consecutivas nas 500 milhas de Indianápolis. O primeiro foi o americano Al Unser em 1970 e 1971. O também brasileiro Emerson Fittipaldi conseguiu vencer duas vezes, mas em anos diferentes, 1989 e 1993.

“Foi uma corrida muito disputada e com vários acidentes, mas fiquei esperando a minha oportunidade, que veio quando Tommy (Scheckter) bateu contra a mureta”, disse Castroneves após a vitória, que o levou a liderança do certame da IRL.

Como fez no ano passado, Castroneves comemorou o triunfo pendurado na grade de proteção junto ao público.

Hélio Castroneves assumiu a liderança da corrida quando faltavam 15 voltas para o final. Apesar de sofrer uma forte pressão de Tracy, o brasileiro soube conduzir seu Dallara/Chevrolet para chegar a frente do canadense com uma diferença de apenas 0,0376 segundos.

“Esta vitória é dedicada também ao Emerson (Fittipaldi), e às crianças brasileiras que gostam deste esporte”, declarou o piloto nascido em São Paulo.

Nove pilotos se alternaram 18 vezes na liderança da corrida de ontem, entre eles o novato sul-africano Tomas Scheckter, filho de Jody Scheckter, campeão da Fórmula 1 em 1979.

O piloto de apenas 21 anos, o mais jovem dos 33 que estiveram na prova, liderou a corrida por 92 voltas, até que ao completar a 173a. colidiu contra o muro de proteção e teve que abandonar a pista sem lesões. A edição 2002 da Indy 500 teve cinco acidentes, mas nenhum grave. A próxima prova da competição será as 225 milhas Pikes Peak em Colorado, no próximo 16 de junho.

Voltar ao topo