Guga sofre, vence Ramon e joga a decisão na Bahia

O brasileiro Gustavo Kuerten vai decidir contra o argentino Guillermo Coria o título do Brasil Open hoje, no complexo montado na Costa do Sauípe, Litoral norte da Bahia. Ele garantiu vaga na final ao vencer ontem o paraguaio Ramon Delgado por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7 (2/7) e 6/3.

Costa do Sauípe (tenisbr@sil) – Guga faz na Bahia sua melhor campanha do ano e disputa a primeira final no circuito profissional desde agosto do ano passado. Ele busca o 17.º título da carreira, enquanto Coria tenta acabar com a festa do brasileiro para chegar à sua segunda conquista.

Foi a primeira vez que Guga, 55.º do ranking de entradas e 53.º na Corrida dos Campeões, enfrentou Delgado, 139.º na lista de entradas e 101.º na Corrida, um dos seus melhores amigos no circuito.

No primeiro set, o catarinense quebrou o saque do paraguaio logo no primeiro game. No sétimo game, teve a oportunidade de ampliar ainda mais a vantagem, mas desperdiçou dois break-points. Delgado chegou a ameaçar o serviço de Guga no oitavo game, mas o brasileiro se recuperou.

Na segunda série, Delgado começou pressionando e chegou a ter três oportunidades para quebrar o saque de Guga no segundo game. Guga reagiu, ganhando quatro pontos seguidos. No quinto game, o catarinense rompeu o saque de Delgado, que devolveu a quebra logo no game seguinte, empatando em 3/3.

O brasileiro desperdiçou uma grande chance de definir a partida no segundo set: conseguiu nova quebra no nono game e sacou para fechar o jogo no 10.º game, mas Delgado devolveu e fez 5/5. No 12.º game, Guga sofreu mas conseguiu salvar dois break points para levar a decisão do set para o tie-break, vencida por Delgado por 7/2. Foi o primeiro set perdido no torneio pelo catarinense.

No terceiro set, Guga voltou a mandar na partida. Conseguiu uma quebra no quarto game, fazendo 3/1, e só precisou manter seu serviço para garantir classificação na final.

Coria despacha Mamiit e se garante

Costa do Sauípe (tenisbr@sil) – Valeu a maior força e consistência do argentino Guillermo Coria na primeira semifinal do Brasil Open 2002. Em jogo realizado na quadra central do complexo montado na Costa do Sauípe e debaixo de muito sol, o argentino derrotou o norte-americano Cecil Mamiit por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, e garantiu vaga na final.

Coria entra em quadra em busca do segundo título na carreira hoje. O primeiro foi conquistado em Viña del Mar, no ano passado, em quadras de saibro. Na ocasião, derrotou o compatriota Gastón Gaudio por 2 sets a 1.

É também sua primeira decisão de um torneio ATP desde o torneio de Mallorca de 2001 e sua melhor campanha no ano. Depois de voltar da suspensão por doping, em março, o tenista conquistou títulos nos challenger de Prostejov e Lugano, ambos no saibro, e alcançou uma semifinal no torneio de Houston, também na quadra lenta.

No jogo de ontem, Coria começou lento e permitiu que Mamiit escapasse em 3/0. Somente mais tarde o argentino acordou e conseguiu aos poucos reverter a situação. Com uma quebra no sétimo e 11.º games, ele virou e venceu a parcial por 7/5. No segundo set, Mamiit acusou cansaço e não conseguiu impor sua tática. Coria foi para cima e com ótimos golpes de fundo de quadra quebrou duas vezes o saque do rival para abrir 4/0. Mamiit esboçou uma reação, quebrou o saque do argentino, mas parou por aí. Coria voltou ao jogo, devolveu a quebra e fechou a vitória por 6/2.

Voltar ao topo