Grandes ganharam todas no Paulistão

São Paulo – Em duas rodadas do Paulistão, os quatro grandes clubes do Estado – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – confirmaram a supremacia que sempre tiveram na competição e venceram todas suas partidas. Mesmo fazendo o que se espera deles, alcançaram uma marca histórica. Desde 1962 o quarteto não vencia todas nas duas primeiras rodadas.

Naquela ocasião, o bom começo dos grandes foi interrompido por um empate do São Paulo com a Portuguesa, na terceira rodada. Agora, com as oito vitórias em oito jogos, as quatro equipes têm 100% de aproveitamento e correm como favoritos para finalizar a primeira fase com as quatro vagas para as semifinais.

Neste Paulistão, os grandes têm um ?intruso? entre eles – o Noroeste, de Bauru, que também venceu as duas primeiras e desbanca São Paulo e Palmeiras no saldo de gols.

Na história, em apenas seis oportunidades o título paulista ficou longe dos grandes clubes. A Portuguesa tem três títulos. Em 1986, a Inter de Limeira foi campeã. Em 1990, foi a vez do Bragantino. E em 2004, o São Caetano foi o campeão. Em 2002, o Ituano foi campeão, mas Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos não participaram da disputa do campeonato.

O Corinthians, mesmo com falhas no seu sistema defensivo, tem o melhor saldo da competição, graças aos sete gols marcados contra Ponte Preta (3 a 1) e São Bento (4 a 2). Tem o melhor ataque ao lado do Noroeste, mas os três gols sofridos até aqui mostram um sistema defensivo muito frágil.

O Palmeiras fez uma boa partida na estréia contra o Paulista (venceu por 4 a 2), mas no domingo sofreu para bater o Rio Branco por 2 a 1. Mesmo assim, conquistou seis pontos e acompanhou seus rivais. Marcou 6 gols e sofreu 3. Como o rival Corinthians, o time palmeirense mostrou insegurança na defesa e criatividade no ataque.

O Santos, ao contrário do Palmeiras, não convenceu na estréia, apesar da vitória por 2 a 1 sobre o Barueri.

Na segunda rodada, porém, contra o São Caetano, fez 3 a 0 na Vila Belmiro, jogou bem e mostrou que briga cabeça a cabeça com os rivais da capital.

Já o São Paulo não teve dificuldades na estréia contra o Sertãozinho. Sem suar muito, fez 3 a 1 e confirmou o favoritismo Mas no domingo, contra o Ituano, no Morumbi, o time precisou contar com a sorte para vencer por 1 a 0.

Voltar ao topo