GP do Japão terá pneus verdes em apoio a campanha

Diante dos dois maiores desafios da Fórmula 1 para os próximos anos: reduzir os custos e tornar os casos menos poluentes, a Bridgestone preparou pneus especiais com sulcos pintados de verde para o Grande Prêmio do Japão desse domingo (12), em apoio à campanha “Tornemos os carros mais limpos”, lançada no último dia 5 de junho pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A iniciativa, lançada em ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, é destinada a reduzir o impacto da poluição dos automóveis. “A FIA quer se assegurar que os futuros investimentos feitos na Fórmula 1 irão servir para desenvolver tecnologias capazes de se tornarem úteis ao grande público”, disse o presidente da federação, Max Mosley.

A Fórmula 1 está prestes a colocar em prática, a partir da próxima temporada, um novo sistema híbrido que permite aos carros recuperar a energia térmica dissipada durante a fase de desaceleração e frenagem, transformando-a em energia mecânica, garantindo assim um maior desempenho do motor na fase de aceleração e um menor consumo de combustível, com a conseqüente diminuição da emissão de CO2. A tecnologia, batizado de Sistema Cinético de Recuperação de Energia (Kers), poderá futuramente ser utilizada pela indústria de automóveis de passeio.

A FIA informou que este sistema deverá estar presente em todos os carros da F1 já na próxima temporada e impôs um limite sobre a quantidade de energia obtida com este sistema, que não deve superar 58 kW, enquanto que a energia que será liberada não deve ser maior que 400kJ por volta.