Goiás reclama do árbitro e fica no 1 a 1 com o Criciúma

Goiás e Criciúma ficaram no 1 a 1 em jogo realizado neste domingo, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 26.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado custou aos goianos – que foram a 34 pontos – uma posição na tabela de classificação, caindo para o 13.º posto, enquanto que o Criciúma foi a 26 e permaneceu na 18ª posição. Os catarinenses estão na zona de rebaixamento, quatro pontos atrás do São Paulo, hoje o primeiro clube fora do grupo que cairia de divisão.

Os jogadores do Goiás colocaram na conta da arbitragem o resultado, reclamando que Cláudio Francisco Lima e Silva, do Sergipe, deixou de dar dois pênaltis para o time da casa. No primeiro tempo, Roni caiu na área atingido por um carrinho de Serginho e, na segunda etapa, Ricardinho desviou com a mão chute de Walter.

O JOGO – Mesmo atuando fora de casa, o Criciúma surpreendeu o adversário no início da partida. Logo aos dois minutos de jogo, João Vitor enfiou a bola no meio da defesa do Goiás e achou Lins livre na entrada da área. O atacante dominou com o pé direito e chutou de bico com a mesma perna, muito alto e muito forte para o goleiro Renan.

Buscando o empate, o Goiás pressionava o Criciúma e quase empatou pouco depois de sofrer o gol. Aos cinco minutos, Walter recebeu passe e completou para as redes de primeira, mas a arbitragem marcou impedimento. Sem criatividade, os goianos assustaram o adversário aos 16, em cobrança de falta de David por cima do travessão.

Em jogo de ataque contra defesa, o Goiás rodava a bola, mas não criava oportunidades de empatar. O Criciúma colocava oito jogadores atrás da linha da bola para proteger o gol defendido por Galatto, que era pouco acionado. Walter passou a sair da área para ajudar os meias do time goiano, fazendo jogadas que resultaram em uma série de escanteios e sofrendo uma falta pela direita do ataque, aos 29 minutos. O próprio atacante fez a cobrança, de muito longe, e igualou o placar chutando no canto do goleiro com muita força.

Os dois times tiveram chances de fazer o segundo antes do intervalo. Wellington Paulista cabeceou bola cruzada da direita e Renan pulou no canto direito dele para fazer grande defesa. O atacante do Criciúma ainda pegou o rebote, mas finalizou de raspão e Renan colocou para escanteio. Aos 41 minutos, pouco depois do Goiás reclamar pênalti em Roni, o goleiro dos goianos pulou no canto esquerdo e pegou bola cabeceada para o chão por Matheus Ferraz, em cobrança de falta de Ricardinho.

Depois de suportar a pressão do adversário, foi a vez do Goiás quase fazer o gol. Aos 44 minutos, Galatto rebateu cobrança de falta de Rodrigo para o meio da área e mandou para escanteio depois de Hugo chutar no rebote. Na cobrança, Rodrigo conseguiu cabecear para o gol e João Vitor salvou quase em cima da linha, na última chance de gol antes do fim do primeiro tempo.

O Goiás voltou do intervalo tentando impor seu jogo, enquanto que o Criciúma conseguia organizar contra-ataques com igualdade numérica de jogadores, mas pecava no passe final. A partir da metade final, os catarinenses pouco ameaçaram o time da casa, que passou a atacar quase sempre acionando Walter. O atacante recebia de costas para a zaga e girava buscando o passe ou sofrendo faltas.

Aproveitando a iniciativa do jogador, Enderson Moreira colocou o time no ataque trocando o lateral-direito Vitor e o meio campista Roni pelo meia Tartá e o atacante Junior Viçosa, que entrou revezando no posicionamento de referência na área com o centroavante titular.

Walter teve chances de desempatar o jogo em cobrança de falta parecida com a que ele marcou no primeiro tempo e em bola que sobrou na grande área depois de escanteio, em lance em que ele ficou reclamando de toque de mão no corte do time catarinense. Aos 45 minutos, na última jogada de perigo da partida, Renan Oliveira pegou sobra da esquerda e chutou cruzado para a defesa de Galatto.

Na 27.ª rodada do Brasileirão, o Goiás viaja a São Paulo para enfrentar a Portuguesa no estádio do Canindé, às 19h30 de quinta-feira. Um dia antes, o Criciúma vai a Porto Alegre visitar o Grêmio, em partida também marcada para às 19h30.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS 1 x 1 CRICIÚMA

GOIÁS – Renan; Vitor (Tartá), Rodrigo, Valmir Lucas e William Matheus; Amaral, David, Renan Oliveira e Hugo (Paulo); Roni (Júnior Viçosa) e Walter. Técnico: Enderson Moreira.

CRICIÚMA – Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo (Ewerton Páscoa) e Marlon; Serginho, João Vitor, Ricardinho e Daniel Carvalho (Ivo); Lins e Wellington Paulista (Fabinho). Técnico: Argel Fucks.

GOLS – Lins, aos 2, e Walter, aos 29 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Hugo e Rodrigo (Goiás); João Vitor, Sueliton, Matheus Ferraz e Serginho (Criciúma).

ÁRBITRO – Cláudio Francisco Lima e Silva (SE).

RENDA – R$ 108.700,00.

PÚBLICO – 6.566 pagantes.

LOCAL – Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).

Voltar ao topo