Furacão promete renascer no Brasileirão

Vadão, Dagoberto, raça em campo e incentivo nas arquibancadas. o Atlético recorre a antigas receitas para desabrochar no campeonato brasileiro.

Desfigurado nas últimas rodadas, o Furacão desafia hoje o Flamengo, às 16 horas, na Baixada, tentando livrar vantagem da zona de rebaixamento e renascer na competição.

Embora a situação no brasileiro não seja desesperadora, o Atlético assustou o torcedor nas rodadas pós-Copa do Mundo. Um time desorganizado, apático e sem vibração causou ira incomum nas arquibancadas e somou apenas um ponto em nove disputados.

Para iniciar a reação, o Atlético trouxe Oswaldo Alvarez, o Vadão, que teve ótima passagem pelo clube entre 1999 e 2000 e outra ruim, em 2003. O novo comandante dedicou a semana a resgatar a motivação e auto-confiança do time, segundo ele bastante abaladas. ?A vontade de acertar foi tanta que houve erros e precipitação nos treinos. Mas o último coletivo já foi bem melhor. O time deve ter a cara do Atlético – aguerrido, brigador, tentando sufocar o adversário?, falou o técnico.

A vontade pregada por Vadão encontra eco na fora de campo. Torcidas organizadas e sites da internet dedicados ao clube uniram-se numa campanha que convoca o torcedor a incentivar os jogadores contra o atual campeão da Copa do Brasil. A própria diretoria entrou na jogada e providenciou queima de fogos e distribuição de 25 mil bexigas na Baixada.

O apoio só não deve ser unânime para Dagoberto. O atacante volta, após mais de 70 dias, ainda marcado pela polêmica judicial com o clube, que emitiu até nota em jornais atacando os procuradores do jogador e o chamando de ingrato, antes de desejar-lhe ?boas-vindas?.

Ao lado de Dago, Vadão escala no ataque Denis Marques, um dos poucos destaques na derrota para o Vasco. Mas o time ainda terá outras alterações em relação ao jogo anterior. Jancarlos, que estava suspenso, volta ao time na lateral-direita e com liberdade para explorar as jogadas de ataque e arremates a gol. O volante Marcelo Silva será recuado para zaga, que não pode contar com Alex, que está suspenso. O novo terceiro zagueiro permanecerá atrás, mas podendo avançar à posição de origem de acordo com o posicionamento tático dos cariocas. Para reforçar mais a marcação no meio-de-campo e permitir liberdade aos jogadores de criação, Vadão promove a volta de Cristian à equipe titular, dividindo as funções de marcação com Alan Bahia. Com isso, Ferreira e Dagoberto poderão jogar mais soltos, alternando incursões pela grande área adversária e na troca de bolas com Dênis Marques, o único a permanecer mais na frente.

Tudo para consertar o time a partir da defesa, fortalecendo as ações de ataque para chegar a uma vitória convincente na partida de hoje.

Flamengo embalado pelo título

Rio (AE) – Em seu primeiro jogo após a conquista da Copa do Brasil, o Flamengo quer a vitória para evitar manchar o título obtido na quarta-feira e melhorar sua posição na tabela de classificação do campeonato brasileiro.

Por causa de contusão, o time sofrerá duas modificações: saem atacante Luizão e o meia Renato Augusto para as entradas de Obina e Léo Medeiros, respectivamente. ?Os jogadores estão desgastados, mas precisamos manter a concentração. Não podemos deixar que um mau resultado apague tudo aquilo que conquistamos? disse o zagueiro Fernando.

Para evitar problemas, já que não teve tempo para treinar o time antes do confronto contra os paranaenses, o técnico do Flamengo, Ney Franco, optou por manter a formação tática 3-6-1. As únicas mudanças serão as entradas de Renato Augusto e Léo Medeiros. O zagueiro Rodrigo Arroz permanecerá na equipe, já que Ronaldo Angelim ainda sente dores no joelho direito.

?Até em função de a gente não ter treinado e pelo fato de o adversário atuar no 3-5-2, optei por manter a nossa tática?, explicou Ney Franco.

O lateral-direito Leonardo Moura e o volante Jônatas também reclamaram de dores musculares e não treinaram nesta sexta, mas o técnico afirmou que os dois estarão em campo.

CAMPEONATO BRASILEIRO

ATLÉTICO x FLAMENGO

Atlético

Cléber; Danilo, Marcelo Silva e João Leonardo; Jancarlos, Alan Bahia, Cristian, Ferreira e Ivan; Denis Marques e Dagoberto.

Técnico: Osvaldo Alvarez

Flamengo

Diego; Renato Silva, Fernando e Rodrigo Arroz; Leonardo Moura, Jônatas, Toró, Léo Medeiros; Renato e Juan; Obina.

Técnico: Ney Franco

Súmula

Local: Joaquim Américo

Horário: 16h

Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)

Assistentes: Ana Paula Silva Oliveira (FIFA-SP) e Gilberto Corrale (SP)

Voltar ao topo