Fluminense vira sobre o Cruzeiro e deixa lanterna do Brasileirão

Jogando diante do lanterna do campeonato, o Cruzeiro perdeu pênalti, abriu 2 a 0 no placar, mas foi derrotado de virada por 3 a 2 pelo Fluminense, neste domingo, contando com o apoio de sua torcida, no Mineirão. O resultado encerrou a série invicta do time mineiro, melhor time do segundo turno, que vinha de cinco vitórias seguidas e buscava um lugar no G-4.

O Cruzeiro permaneceu na sexta posição da tabela, mas estacionou nos 51 pontos e ficou mais distante do líder Palmeiras, que soma 58. Já o Fluminense chegou aos 33 pontos e subiu da última para a penúltima colocação. O Sport, que perdeu do Náutico, assumiu a lanterna da competição.

O Cruzeiro começou o jogo deste domingo colocando pressão no adversário. Em menos de 10 minutos, teve três chances claras de gol. Guerrón e Wellington Paulista falharam nas finalizações.

Mas, aos 13, o time da casa foi recompensado. Henrique deu passe para Gilberto que rolou para Jonathan. O lateral bateu firme e não deu chance para o goleiro Fernando Henrique.

Aos 25 minutos, o Cruzeiro teve outra chance para marcar. Guérron foi derrubado dentro da área. Pênalti. Na cobrança, o artilheiro Wellington Paulista deslocou Fernando Henrique, mas errou o gol, para tristeza da torcida. O atacante se redimiu cinco minutos depois. Ele recebeu lançamento longo na área, driblou o zagueiro e bateu no canto do gol para ampliar o placar.

O Fluminense voltou com garra do intervalo e dominou o segundo tempo. Aos 10 minutos, Conca levantou a bola na área. Maicon tentou dominar no peito e deixou a bola escapar. Gum pegou a sobra e mandou para o fundo da rede.

Embalado, o time visitante não deu tempo para o Cruzeiro se recuperar do gol. O empate veio no lance seguinte. Fred recebeu na área e bateu cruzado. Antes da bola entrar, o zagueiro Gil tentou cortar e colocou a bola para dentro do gol.

Se não bastasse o empate, o Fluminense conseguiu a virada, aos 25. Novamente, Maicon recebeu a bola, invadiu a área e rolou para o atacante Fred bater rasteiro e desempatar o jogo. Depois disso, o Cruzeiro não teve forças para buscar sequer o empate e frustrou os mais de 50 mil torcedores que compareceram ao Mineirão.

Agora o Cruzeiro tentará se manter na briga pelo G-4 no próximo sábado, diante do Sport, na Ilha do Retiro. O Fluminense terá pela frente a missão de encarar o líder Palmeiras, domingo, no Maracanã.

Ficha Técnica:

Cruzeiro 2 x 3 Fluminense

Cruzeiro – Fábio, Jonathan, Gil, Thiago Heleno (Fernandinho), Diego Renan, Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná, Gilberto, Guerrón (Leandro Lima) e Wellington Paulista (Eliandro). Técnico: Adilson Batista.

Fluminense – Fernando Henrique, Mariano, Gum, Dalton, Dieguinho (Urrutia), Diogo, Diguinho (Digão), Equi González (Tartá), Darío Conca, Maicon e Fred. Técnico: Cuca.

Gols – Jonathan, aos 13, Wellington Paulista, aos 30 minutos do primeiro tempo. Gum, aos 10, Fred, aos 13 e aos 26 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Diego Renan, Gilberto, Marquinhos Paraná (Cruzeiro); Diogo, Digão (Fluminense).

Árbitro – Sandro Meira Ricci (DF).

Renda – R$ 830.627,84.

Público – 49.140 pagantes.

Local – Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).