Flamengo e Botafogo ficam no 0 a 0 em clássico carioca

Foi um clássico sem bom futebol, sem emoção e que terminou num chato 0 a 0, o primeiro empate sem gols neste Campeonato Brasileiro. Para o Botafogo, o resultado soou pior, pois jogou cerca de 65 minutos com um jogador a mais e não conseguiu derrotar o Flamengo, neste domingo, no Engenhão. Assim, o time alvinegro manteve um incômodo jejum: não vence o rival, em Brasileiros, há quase 11 anos – ou 17 jogos.

“Só não saiu o gol. Infelizmente, não conseguimos a vitória”, disse o meia Maicosuel, após o apito final. Pelas circunstâncias do jogo, o Flamengo comemorou o empate, o quarto seguido neste Brasileiro. O meia Ronaldinho, novamente, não rendeu o esperado e ouviu vaias da torcida.

“Esse ponto vai valer muito a pena pelo que o time demonstrou. Nossa equipe foi valente e guerreira”, ressaltou o meia Renato, que nunca perdeu uma partida para o Botafogo vestindo a camisa rubro-negra. Com a igualdade no marcador, o alvinegro chegou aos 8 pontos, um a mais que o adversário.

Se não jogava bem, o Flamengo ainda sofreu uma baixa importante aos 23 minutos do primeiro tempo. O meia Bottinelli, que já tinha cartão amarelo, foi expulso, ao tentar cavar um pênalti. O técnico Vanderlei Luxemburgo levou as mãos à cabeça, ciente de que a vida do time iria se complicar.

Até o intervalo, por incrível que pareça, o Botafogo não tirou proveito de ter um jogador a mais. Chegou poucas vezes com perigo, diminuiu o ritmo e não conseguiu superar a marcação rubro-negra.

“Foi uma perda grande. O Bottinelli nos ajuda na marcação e no ataque. Agora, é superação. É botar o coração na ponta da chuteira”, disse o meia Thiago Neves, antes de o clássico recomeçar.

O Botafogo teve o controle da partida, mas não foi efetivo. O atacante Alex, que entrara no segundo tempo no lugar de Elkeson, quase marcou em duas oportunidades. Na primeira, lhe faltou sorte, pois a bola passou rente à trave. Já na segunda, o goleiro Felipe salvou. O Flamengo optou por ficar na retranca e explorar os contra-ataques.

Mas pouco assustou. Aos 41 minutos, Luxemburgo tirou Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves para apostar em Wanderley e Negueba. A torcida entoou apenas o nome de Thiago Neves, deixando claro que Ronaldinho Gaúcho não está agradando.

O Flamengo volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Atlético Mineiro no Engenhão. O Botafogo jogará no domingo contra o Grêmio, também no Rio de Janeiro.

CONFUSÃO – Antes de a bola rolar neste domingo, uma briga entre membros de torcida organizada do Flamengo, em Jacarepaguá (zona oeste), terminou com 33 pessoas detidas. Todas foram levadas para a delegacia da região.

Ficha Técnica:

Flamengo 0 x 0 Botafogo

Flamengo – Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Junior Cesar; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves (Negueba); Ronaldinho Gaúcho (Wanderley) e Diego Maurício (Luiz Antônio). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Botafogo – Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês (Lucas); Marcelo Mattos, Lucas Zen (Bruno Tiago), Everton e Elkeson (Alex); Maicosuel e Herrera. Técnico: Caio Júnior.

Cartões amarelos – Everton, Maicosuel, Ronaldinho Gaúcho, Bruno Tiago, Willians e Lucas Zen.

 

Cartão vermelho – Bottinelli.

Árbitro – Felipe Gomes da Silva (RJ).

Renda – R$ 441.925,00.

Público – 15.832 pagantes.

Local – Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

Voltar ao topo